Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

'Não adianta ficar chorando', diz Paulo Guedes sobre alta na conta de luz

O ministro da Economia Paulo Guedes afirmou na quinta, 26, que a tarifa da conta de luz irá aumentar novamente

Redação Publicado em 27/08/2021, às 11h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ministro da Economia Paulo Guedes (Foto: Reprodução/Globo News)
Ministro da Economia Paulo Guedes (Foto: Reprodução/Globo News)

Paulo Guedes, ministro da Economia do governo de Jair Bolsonaro (sem partido) confirmou na quinta, 26, que a bandeira tarifária da conta de luz irá aumentar devido à crise hídrica — e “não adianta ficar sentado e chorando”.

Segundo a Folha de S. Paulo, Guedes participou de audiência pública no senado na quinta, 26, onde comentou sobre a crise hídrica. Segundo o ministro, a situação é variável, e não pode ser controlada pelo governo federal — mas pode ser enfrentada.

+++LEIA MAIS: ‘Novo’ horário de verão, crise hídrica e aumento da conta de luz: qual é a situação energética brasileira?

Além de afirmar que não adianta “ficar chorando” em relação à alta da conta de luz, o ministro Paulo Guedes justificou a declaração dada por ele na quarta, 25, e muito criticada nas redes sociais. Segundo o ministro, a fala foi tirada de contexto pela mídia.

Durante lançamento da Frente Parlamentar Mista do Empreendedorismo na Câmara, Guedes minimizou a crise hídrica que afeta o país, e questionou: “Qual é o problema se energia ficar um pouco mais cara?”

+++LEIA MAIS: Hidrelétricas podem parar de funcionar, diz Bolsonaro; entenda

No dia, o ministro continuou: "Ou o problema agora é que está tendo uma exacerbação porque anteciparam as eleições? Tudo bem, vamos tapar o ouvido, vamos atravessar, vai ser uma gritaria danada, mas vamos chegar lá, vamos ter as eleições, vai acontecer tudo que tem que acontecer."


Alta da conta de luz no Brasil

Atualmente, o Brasil enfrenta uma crise hídrica responsável por desabastecer os reservatórios das hidrelétricas e aumentar a conta de luz. Para continuar a oferecer energia, o governo federal acionou as usinas termelétricas, mas o valor sai mais caro.

+++LEIA MAIS: 'Acabam me culpando por tudo', diz Bolsonaro sobre alta do preço da gasolina e gás

Conforme publicado pelo G1, a alta acumulada nas contas de luz em 2021 chegou a 16,07%, quase o triplo da inflação para o ano. Dessa forma, o aumento das contas pressiona o orçamento dos brasileiros, prejudicando a retomada econômica diante da pandemia de covid-19

Na quinta, 26, Jair Bolsonaro sugeriu que se "apagasse um ponto de luz" em casa para economizar energia, e afirmou que há chances das hidrelétricas pararem devido à crise hídrica.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro descarta retorno do horário de verão: ‘Não tem ganho financeiro’


+++ CONFIRA TUDO SOBRE A BANDA 5 SECONDS OF SUMMER!