Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

17 milhões de pessoas com mais de 40 anos não se vacinaram contra Covid-19

Segundo cálculo da plataforma Info Tracker, número corresponde a 20% dos brasileiros com mais de 40 anos

Redação Publicado em 15/07/2021, às 09h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vacinação contra a Covid-19 (Foto: David Greedy / Getty Images)
Vacinação contra a Covid-19 (Foto: David Greedy / Getty Images)

17 milhões de pessoas com mais de 40 anos (aproximadamente 20% da população dessa faixa etária) ainda não se vacinou contra a Covid-19 no Brasil. Segundo o UOL, a Info Tracker, plataforma de monitoramento de dados das universidades USP e Unesp, usou a base de dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para chegar nesse número.

O dado foi obtido por meio do cruzamento do tamanho de cada faixa etária com o total de primeiras doses e doses únicas aplicadas por idade, conforme registrado pelo PNI (Programa Nacional de Imunizações).

+++LEIA MAIS: Responsabilização de Bolsonaro está mais próxima, aponta CPI da Covid

Apesar do cruzamento de dados, o Ministério da Saúde afirma que cerca de 5,1 milhões de vacina contra a Covid-19 aplicadas no Brasil desde janeiro ainda não foram contabilizadas no próprio banco de dados. Por isso, a Info Tracker realizou uma distribuição desse total:

"Para que não houvesse distorção, distribuímos esse número —na mesma proporção informada pelo painel— entre todas as faixas de idade que já receberam a primeira dose", explicou ao UOL o coordenador da Info Tracker,Wallace Casaca.

+++LEIA MAIS: Adesão à vacina contra Covid-19 chega a 94%, recorde no Brasil

Noaldo Lucena, infectologista da Fundação de Medicina Tropical de Manaus, acredita que a porcentagem de não vacinados é alto porque se trata de uma faixa etária maior. Além disso, o profissional lembrou que a imunização dessa população continua em cidades do interior, apesar de ter acabado recentemente nas capitais.

Devido à importância da vacinação para superar a pandemia de Covid-19 no país, o infectologista Noaldo Lucena acredita que o governo não pode deixar de lado a população que ainda não foi em um posto de saúde para se imunizar — e cita campanhas publicitárias como uma forma de chamamento.


+++ OS 5 DISCOS ESSENCIAIS DE BOB DYLAN | ROLLING STONE BRASIL