Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Tulipa Ruiz mostra versões ao vivo das novas “Proporcional” e “Reclame”

Cantora registrou em vídeo as performances de duas faixas do mais recente álbum dela, Dancê

Redação Publicado em 14/05/2015, às 18h26 - Atualizado às 18h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A cantora Tulipa Ruiz - Divulgação
A cantora Tulipa Ruiz - Divulgação

A cantora Tulipa Ruiz mostra como ficaram duas das canções do novo disco dela, Dancê, em versões ao vivo.

Tulipa Ruiz lança Dancê, álbum que aponta novos horizontes e tem participação de João Donato.

Ela comandou as performances de “Proporcional” e “Reclame”, sendo acompanhada, em ambas, pelo naipe de metais que marca presença em todo o terceiro álbum dela, criando o clima para esta guinada “dançante” da cantora.

Tulipa apresentou as duas novas músicas no Red Bull Station, estúdio paulistano em que ela gravou todo o disco Dancê, lançado no último dia 5 de maio. As performances foram registradas em vídeo como parte do projeto Stripped Sessions.

Assista abaixo.

Mais sobre Dancê

O álbum Dancê, lançado no último dia 5 de maio, tem a missão de romper o pessimismo e “simplesmente fazer o ouvinte dançar”, segundo Tulipa. Com produção de Gustavo Ruiz, irmão da artista, o registro conta com 11 faixas e “foi feito para chacoalhar o esqueleto”. “São canções para os seus braços e pernas. Algumas para dançar sozinho e outras para dançar a dois”, ela afirma.

“Cartão de Visita”, com Criolo e Tulipa Ruiz, é uma das melhores músicas nacionais do ano passado; veja lista completa.

O sucessor de Tudo Tanto (2012) foi fruto da cumplicidade e do amadurecimento musical da “família Ruiz”. Buscando um distanciamento das redes sociais e tranquilidade para trabalhar, o grupo se isolou em uma casa localizada perto de Campinas, interior de São Paulo, para conceber o disco. “Os celulares não funcionavam e não tínhamos acesso à internet. Isso fez com que estivéssemos concentrados apenas no processo de composição. Nunca tínhamos feito isso e foi uma experiência maravilhosa”, afirma Tulipa.

De volta a São Paulo, a trupe se internou no estúdio Red Bull Station para as gravações, que duraram aproximadamente um mês. À época, surgiram parcerias com o grupo Metá Metá, de Thiago França, Juçara Marçal e Kiko Dinucci, além do guitarrista paraense Felipe Cordeiro. “No momento em que fizemos as canções, decidimos quem convidaríamos. Nada foi planejado e tudo funcionou de forma mágica.”

Lembre em que posição “Dois Cafés” ficou na nossa lista de Melhores Músicas de 2012.

A participação mais marcante do registro, porém, é de João Donato, cultuado pianista reconhecido por, entre outras coisas, ter feito a fusão do jazz com a música brasileira. “A canção ‘Tafetá’, na verdade, é uma homenagem a ele. Fizemos a faixa e o convidamos para participar, ele topou na hora”, relembra, antes de acrescentar: “Inclusive, o nome do disco surgiu durante a sessão de estúdio com ele”.

“Estávamos todos reunidos, repassando a música e decidindo se teríamos uma inserção instrumental. Então, alguém disse ‘Aqui cabe um dancê’. Ele concordou com a expressão que criamos ali no momento. Nós a repetimos diversas vezes durante as gravações e, na hora de escolher o título, não tive dúvidas. É um verdadeiro Dancê.”

Ouça a faixa "Virou", com participação de Felipe Cordeiro:

Ouça também “Proporcional”: