Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

‘Se passar, eu veto’, diz Bolsonaro sobre projeto de ‘passaporte da vacina’

A proposta estabelece um certificado de imunização para autorizar acesso a espaços públicos e privados, mas Bolsonaro é contrário ao projeto

Redação Publicado em 15/06/2021, às 11h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jair Bolsonaro olha para o lado com a mão para frente (Foto: Gabriela Bilo / Estadão Conteúdo / Agência Estado / AP Images)
Jair Bolsonaro olha para o lado com a mão para frente (Foto: Gabriela Bilo / Estadão Conteúdo / Agência Estado / AP Images)

Jair Bolsonaro (sem partido) criticou nesta terça, 15, o projeto que propõe a criação de um “passaporte da vacina”. Em conversa com apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada, o presidente explicou que, caso a proposta seja aprovada no Congresso, ele irá vetá-la. 

Segundo a Folha de S. Paulo, ao ser questionado sobre a proposta, Bolsonaro respondeu: "O que tu acha do passaporte da Covid? Tem uma onda ontem aí, estourou nas redes sociais. Sem comentários, né? A vacina vai ser obrigatória no Brasil? Não tem cabimento."

+++LEIA MAIS: Bolsonaro volta a questionar vacinas contra Covid e diz que elas são ‘experimentais’

Em seguida, o presidente continuou: "Alguns falam [que] para você viajar tem que ter um cartão de vacinação. Ora, cada país faça as suas regras. Se para ir para tal país tem que ter tomado tal vacina e você não tomar, você não entra. Não acredito que [o projeto] passe pelo Parlamento. Se passar, eu veto, daí o Parlamento vai analisar o veto. Se derrubar, daí é lei."

A proposta foi aprovada pelo Senado na quinta, 10, e também precisa passar pela Câmara dos Deputados. O texto prevê a criação de um passaporte de vacinação, chamado de Certificado de Imunização e Segurança Sanitária (CSS), cobrado para autorizar a entrada de pessoas a determinados espaços, como transporte coletivo e parques. 

+++LEIA MAIS: Bolsonaro divulga chá sem eficácia contra Covid-19 e afirma que doença ‘tem cura’

O projeto é inspirado no Certificado Verde Digital, da União Europeia, e o documento poderá ser impresso ou acessado virtualmente para comprovar resultado negativo para Covid-19 ou evidenciar a vacinação prévia de quem o porta.

Conforme noticiado pela Folha de S. Paulo, a proposta determina que caberá à União, estados, Distrito Federal e municípios definir locais nos quais a apresentação do certificado será obrigatória. O projeto também afirma que comércios e empresas que cumprirem as medidas não poderão sofrer restrições, mas deverão cumprir regras e determinações prévias dos governos para combater transmissão da Covid

+++LEIA MAIS: Bolsonaro recusou vacina a 50% menos do valor pago por EUA e União Europeia

A declaração do presidente foi filmada e transmitida pelo canal bolsonarista de YouTube "Foco do Brasil". O vídeo está disponível neste link


+++ URIAS | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL