Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Ouvir 78 minutos de música por dia ajuda a ter uma vida saudável, diz estudo

A pesquisa, divulgada na última terça, 12, observou como a música afeta o bem-estar físico e mental de mais de 7.500 entrevistados

Redação Publicado em 13/11/2019, às 14h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Brian Johnson e Angus Young, do AC/DC (Foto:Sven Hoppe/DPA/AP Images)
Brian Johnson e Angus Young, do AC/DC (Foto:Sven Hoppe/DPA/AP Images)

Uma nova pesquisa solicitada pelo serviço de streaming Deezer, e divulgada na última terça, 12, pela Kerrang! afirma que as pessoas devem ouvir pelo menos 78 minutos de música por dia para manter a rotina de uma vida saudável. 

Os pesquisadores analisaram os hábitos de audição de 7.500 pessoas e observaram como a música afeta o bem-estar físico e mental. 

+++ LEIA MAIS: "Ob-La-Di, Ob-La-Da", dos Beatles, é a música pop mais próxima da perfeição; entenda

Assim como em uma dieta saudável é necessário ingerir vários os tipos de alimentos, na música é necessário ouvir pelo menos cinco tipos de canções ao longo do dia, sendo elas edificantes, relaxantes, tristes, motivadores e de autocontrole.

+++ LEIA MAIS: Green Day e Miley Cyrus: estudo revela as músicas mais perigosas para ouvir enquanto dirige

Segundo a pesquisa, a receita para uma audição sonora saudável é ouvir 14 minutos de música edificante para se sentir feliz; 16 minutos de música tranquila para se sentir relaxado; 
16 minutos de música triste para lidar com angústias; 15 minutos de música motivadora para se concentrar; 17 minutos de música energizante para ajudar a controlar a raiva. 

Para sentir o efeito, basta ouvir em média 11 minutos para sentir os benefícios e apenas cinco para se sentir mais feliz. 

+++ LEIA MAIS: O que adolescentes de hoje acham de Blink-182 antigo?

"Existem certas propriedades da música que afetam a mente e o corpo. Dedicar tempo todos os dias para ouvir música que desencadeia emoções diferentes pode ter um impacto extremamente benéfico no nosso bem-estar”, afirma Lyz Cooper, da Academia Britânica de Terapia do Som.

"Ouvir músicas felizes aumenta o fluxo sanguíneo para áreas do cérebro associadas à recompensa e diminui o fluxo para a amígdala, a parte do cérebro associada ao medo", acrescentou.

+++ LEIA MAIS: Qual música do Black Sabbath Ozzy Osbourne considera a mais importante?

Algumas das recomendações para "controlar a raiva"  são "Highway To Hell" do AC/DC e faixas do Rammstein e Metallica.