Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

MySpace estréia no Brasil

Comunidade online mais importante no circuito musical acaba de ganhar versão brasileira

Por Artur Tavares Publicado em 13/12/2007, às 22h36 - Atualizado em 14/12/2007, às 12h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Detalhe do anúncio do "secret show" na página inicial do br.myspace.com - Reprodução
Detalhe do anúncio do "secret show" na página inicial do br.myspace.com - Reprodução

O site de relacionamentos MySpace, conhecido por ser o principal estandarte de grupos musicais da atualidade, acaba de estrear sua versão brasileira. Criado em 2004 por Chris DeWolfe e Tom Anderson, nos EUA, o portal foi adotado por músicos de diversos países como hóspede de seus perfis. Para o gerente de conteúdo no Brasil, Luiz César Pimentel, o portal acabou se destacando no mundo da música porque é "uma plataforma muito confortável para as bandas se posicionarem na internet".

Os números confirmam a preferência: segundo dados do próprio portal, há um milhão de bandas hospedadas no MySpace em todo o mundo; 56 mil são brasileiras.

O MySpace funciona segundo os conceitos da web 2.0. Depois de cadastrado, o internauta pode personalizar seu perfil, incluir músicas (tanto feitas por si, como suas favoritas), videoclipes, criar um blog e hospedar uma quantidade ilimitada de imagens. Para bandas, o serviço ainda proporciona a possibilidade de incluir agenda de shows.

O Brasil é um dos vinte e dois países que ganhou versão nacional desde 2006. Victor Andre Kong, vice-presidente e diretor de gestão do MySpace América Latina, explica a entrada do serviço no país: "O internauta brasileiro é o que passa mais tempo conectado no mundo inteiro. A internet está muito desenvolvida aqui, e o mercado publicitário online também. O Brasil representa 70% do mercado publicitário na América Latina."

A música é o carro-chefe do MySpace no mundo inteiro. A comunidade organiza shows secretos gratuitos apenas para usuários do serviço. Na Espanha, a primeira apresentação foi do Smashing Pumpkins. No Brasil, o NX Zero abre em São Paulo o circuito de secret shows no dia 19, ainda sem local divulgado. "É importante levar nossos usuários online para o mundo offline, ao mundo real, e fazer um evento gratuito para eles. É um benefício", diz Kong.

O mecanismo dos shows secretos no Brasil será o mesmo do resto do mundo. Um mês antes, o MySpace divulga que vai acontecer uma apresentação. Cinco dias antes, anuncia a cidade e a banda que vai tocar. Os usuários só descobrem o local exato a dois dias do evento. Para assistir, o internauta deve levar seu perfil da comunidade impresso com o secret show entre seus amigos.

Pimentel explica o critério de seleção para os secret shows: "O quesito básico é que seja música boa. Não queremos ficar restritos ao mundo indie, ou ao mundo emo, a nichos específicos. Música boa é música boa, independentemente do estilo". Também de acordo com Pimentel, a intenção é fazer intercâmbios entre bandas de diferentes regiões do país e também trazer bandas internacionais.

Novidades dos brasileiros

Com a vinda do MySpace ao país, os usuários ainda ganham na quantidade de conteúdo musical exclusivo. A cantora Pitty e o grupo de punk Inocentes estão disponibilizando em suas respectivas páginas novas músicas.

A compra do MySpace pelo conglomerado midiático News Corp. em 2006 ajudou na expansão mundial da comunidade virtual. De acordo com Victor Kong, o grupo de Rupert Murdoch (Fox, Washington Post, Time), não interfere nas decisões do site: "Temos o melhor dos dois mundos. O dinheiro e o suporte para a participação internacional da Fox, que sabe que o MySpace é uma coisa totalmente diferente da mídia tradicional".

Kong diz não saber quais as intenções da News Corp. em relação ao Brasil, mas dá dicas: "Temos outros sites que também têm tráfico brasileiro, como o Photobucket (uma espécie de fotolog) e o IGN (um dos maiores websites especializados em entretenimento dos EUA). E temos outros sites que eventualmente vamos localizar no Brasil".

O vice-presidente da porção latino-americana do MySpace, que agora trabalha para a implementação do serviço na Argentina, ainda confirma a intenção de patrocinar festivais de música a partir de 2008.