Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Music, filme de Sia, tem nota mais baixa no Rotten Tomatoes que Cats

A diretora foi repudiada pela crítica pela forma como representou o autismo no longa

Marina Sakai | @marinasakai_ (sob supervisão de Isabela Guiduci) Publicado em 26/02/2021, às 19h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Kate Hudson e Maddie Ziegler em Music (Foto: Divulgação/Signature Entertainment)
Kate Hudson e Maddie Ziegler em Music (Foto: Divulgação/Signature Entertainment)

Music (2021), primeira experiência da cantora Sia como diretora, causou controvérsias antes mesmo da estreia devido à maneira como a produção representou o autismo. Classificado no Rotten Tomatoes com uma nota mais baixa que Cats (2019), o longa é um musical rejeitado pela crítica, principalmente por conta da falha na representação.

+++LEIA MAIS: Sia e FKA Twigs denunciam Shia LaBeouf por comportamento abusivo

A equipe do filme escolheu Maddie Ziegler, atriz neurotípica - termo utilizado na comunidade autista para denominar pessoas que não estão no espectro do transtorno neurológico - para interpretar uma personagem autista (ou neuroatípica/atípica).

Além das críticas - do público e da mídia especializada -, uma petição de ativistas pelos direitos do autismo em favor do cancelamento do filme recebeu mais de 20 mil assinaturas. Apesar da aversão causada, Music foi indicado a duas categorias do Globo de Ouro 2021.

+++LEIA MAIS: Sia irá escrever e dirigir filme protagonizado por Maddie Ziegler

Sia também foi condenada pela maneira como, inicialmente, respondeu às críticas sobre o projeto. A cantora pediu desculpas à comunidade autista e garantiu um discurso de justificativa antes da exibição do filme: "Eu escutei, prometo. O filme terá o aviso: 'Musicnão tolera ou recomenda o uso de contenções em pessoas autistas'", escreveu em uma série de tuítes já deletados.

Ainda acrescentou: "Sinto muito. Removerei as cenas de restrição das versões futuras. Ouvi as pessoas erradas e a responsabilidade é minha, minha pesquisa não foi aprofundada o suficiente."


+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes


+++ FBC E VHOOR REFLETEM SOBRE HIP-HOP: 'MÚSICA É PARA SER SENTIDA' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL