Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Morre Monty Norman, compositor da trilha clássica de James Bond

Monty Norman foi responsável por criar a trilha que acompanharia 25 filmes do Agente 007 com James Bond

Redação Publicado em 11/07/2022, às 15h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Monty Norman/James Bond em "007 Contra o Satânico Dr. No". (Foto: BBC/Reprodução)
Monty Norman/James Bond em "007 Contra o Satânico Dr. No". (Foto: BBC/Reprodução)

Monty Norman, responsável por criar a música-tema dos filmes de James Bond morreu nesta segunda-feira, 11, aos 94 anos. A notícia foi confirmada pelo site oficial do músico.

"É com tristeza que compartilhamos a notícia de que Monty Norman faleceu em 11 de julho de 2022 após uma curta doença," diz o comunicado.

A trilha utilizada nos filmes do Agente Secreto 007 se tornou uma marca registrada da franquia. Foi utilizada pela primeira vez no filme 007 Contra o Satânico Dr. Noem 1962.

Norman se inspirou em suas próprias canções criadas para o musical do livro Uma casa para o sr. Biswas, ao mudar os acordes de uma cítara para uma guitarra elétrica. A trilha foi utilizada em 25 filmes com o personagem James Bond.

+++LEIA MAIS: MIB - Homens de Preto: Michael Jackson convenceu diretor a não transformá-lo em alien para poder usar terno preto

Nas décadas de 1950 e 1960, o compositor também fez parte das bandas Cyril Stapletone do maestro Nat Temple como violinista. Naquela década, Norman também viu seu musical Poppyser exibido por mais de um ano nos teatros Barbican e Adelphi em Londres, na Inglaterra e levou prêmios de melhor musical da Broadway.

+++LEIA MAIS: Morre Tony Sirico, Paul Gualtieri de 'A Família Soprano'


007: Batalha Judicial

Norman foi escolhido pelo produtor Albert "Cubby" Broccoli para compor a trilha de 007 Contra o Satânico Dr. No (1962) no entanto Broccoli convidou o músico John Barry para finalizar o arranjo.

Após o lançamento, John Barry passou a afirmar que ele era o autor da trilha, mas Monty Norman venceu a ação por difamação. Veja o músico tocando a trilha, abaixo.