Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Relembre Mark St John, guitarrista do Kiss morto após ser brutalmente espancado na cadeia [FLASHBACK]

O músico entrou depois de Ace Frehley, na época mais 'séria' da banda, e participou da gravação de Animalize em 1984

Vitória Campos | @camposvitoria (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 05/04/2021, às 18h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mark St. John (Foto: Reprodução / Wikipédia) e Capa do disco Animalize (Foto: Divulgação)
Mark St. John (Foto: Reprodução / Wikipédia) e Capa do disco Animalize (Foto: Divulgação)

Mark Leslie Norton, mais conhecido como Mark St. John, morreu há exatamente 14 anos, no dia 5 de abril. O terceiro guitarrista do Kiss entrou na banda em 1984 para substituir Vinnie Vincent, e morreu de forma trágica depois de apanhar na cadeia. 

Mark entrou na banda bem depois de Ace Frehley. Quando virou integrante oficial, o Kiss estava em outra era e não usava mais as maquiagens icônicas. O guitarrista gravou o disco Animalize (1984) e participou do início da turnê, mas desistiu por problemas de artrite grave. St. John participou de apenas um clipe antes de deixar o Kiss, "Heaven's On Fire", famoso vídeo da MTV

+++ LEIA MAIS: Paul Stanley diz que não há motivo para o Kiss fazer músicas novas: 'Fãs querem as antigas'

Além disso, foi diagnosticado com Síndrome de Reiter, doença responsável por extremo inchaço das mãos e braços a ponto de impedí-lo de tocar guitarra. 

No entanto, após a saída da banda, teve uma pequena melhora e conseguiu formar o grupo de metal White Tiger com o ex-cantor do Black Sabbath, David Donato. Durante os últimos anos da vida, voltou a lecionar guitarra em Los Angeles, EUA.

+++ LEIA MAIS: Como Kiss escolheu o nome para a banda? Paul Stanley responde

Em 2006, foi preso por posse de drogas não especificadas. O guitarrista resistiu à prisão e negou as acusações, declarando ser uma armação devido a uma denúncia realizada a um traficante. Mesmo assim, ficou detido durante vários dias no condado de Orange, na Califórnia, EUA. 

+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes

Durante a detenção, Kevin Taylor, guarda da prisão, orquestrou junto de outros 20 presidiários um brutal espancamento de St. John, durante o qual também foi perfurado com um lápis.

+++ LEIA MAIS: Paul Stanley ficou devastado quando Gene Simmons gravou clássico do Kiss que ele queria

St. John não morreu no momento, porém, saiu da prisão irreconhecível e com a saúde em péssimas condições. Meses depois, com fortes dores de cabeça e no corpo, ocasionadas pelas agressões, morreu aos 51 anos no dia 14 de abril de 2007. 

De acordo com o relatório médico, Mark St. John morreu por hemorragia cerebral, provocada por overdose de metanfetaminas. Contudo, a namorada do guitarrista na época contou uma versão diferente. Afirmou estar com ele na noite anterior ao falecimento, e negou consumo de drogas. Para ela, o espancamento na prisão foi a causa da morte.

+++ LEIA MAIS: Gene Simmons explica por que o rock está morto: 'Não é a falta de talento'

+++ KONAI: 'ESTAMOS EM PRESSÃO CONSTANTE PARA SER O QUE NÃO É NOSSO NATURAL' | ENTREVISTA