Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

KL Jay: “Racionais está de férias coletivas por tempo indeterminado”

Maior grupo de hip-hop do país está com as atividades (nos palcos e em estúdio) interrompidas; integrantes seguem com projetos paralelos

Lucas Brêda Publicado em 21/02/2018, às 10h40 - Atualizado às 10h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay são os Racionais MC's - Klaus Mitteldorf/Divulgação
Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay são os Racionais MC's - Klaus Mitteldorf/Divulgação

Quem esteve no memorável show dos Racionais MC's no clube Audio, em São Paulo, no último dia 16 de dezembro, provavelmente viu a última apresentação do grupo em pelo menos alguns meses. Isto porque, segundo revelou o DJ KL Jay, em entrevista exclusiva à Rolling Stone Brasil, o quarteto está dando uma pausa nas atividades.

“O Racionais está de férias coletivas por tempo indeterminado”, disse o DJ, que prepara o lançamento do aguardado trabalho solo, Na Batida Vol. 2. “De show também, inclusive de shows. É muito peso. Racionais é uma carga muito forte, né? Se continuar fazendo show [a gente] fica louco. Os quatro, fica tudo louco. Trabalhamos muito no ano passado. Tipo, muito mesmo. Isso tudo cansa, cansa espiritualmente.”

(Entrevista) Mano Brown: “Estou fazendo música romântica? Mas com o espírito da rua”

A decisão de “entrar de férias” foi tomada no fim do ano passado, antes da virada do ano. “A gente se reuniu, nós quatro, no ano passado, antes de acabar o ano”, ele conta. “Reunimos e falamos: ‘Vamos cumprir aqui e depois descansar. Cada um faz seu corre individual e tá tudo certo. O Racionais trabalhou demais. Fizemos um show memorável na Audio, um puta show, para mim foi o melhor. E agora estamos descansando.”

Sobre uma possível continuação do último disco do quarteto, Cores & Valores, que saiu em 2014, o DJ disse que não há novidades: “O Racionais está de stand by, pausado.”

O foco de KL Jay e dos MCs Mano Brown, Ice Blue e Edi Rock passa a ser os projetos paralelos. Brown segue na estrada – e tem show agendado no próximo megafestival Lollapalooza – com o álbum solo, Boogie Naipe (2016), enquanto Edi Rock, que também já lançou um disco solo, Contra Nós Ninguém Será (2013), tem soltado alguns singles recentemente.

KL Jay, por sua vez, está na fase de finalização de Na Batida Vol. 2, trabalho solo que ganhou a alcunha de No Quarto Sozinho e chega entre março e abril, 17 anos depois de Na Batida Vol. 3 (2001). O álbum, muito aguardado, está recheado de convidados (Kamau, Rincon Sapiência e MC Guimê são alguns) e já teve um single divulgado, “Ta Patrão 2.0” (ouça abaixo).

Ice Blue, único dos Racionais que ainda não se aventurou em carreira solo, prepara há anos um disco com o rapper Helião, do RZO. “Ele [Blue] mostrou umas três ou quatro músicas para nós e está fodido, um puta disco”, comenta KL Jay. “Falamos: ‘Ô Blue, você não vai lançar esse disco?’”. O DJ ainda revelou que o álbum “tem trap, tem R&B, tudo misturado”.

Ouça “Ta Patrão 2.0”, single do próximo disco de KL Jay, abaixo.