Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Há 30 anos, Aerosmith abandonava letras felizes para cantar sobre abuso infantil e vingança [FLASHBACK]

De sexo oral no elevador à profundidade de "Janie's Got a Gun", Steven Tyler se afastou do conforto para chegar ao confronto

Redação Publicado em 14/02/2020, às 19h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Aerosmith em 1983 (Foto: Rene Perez/AP Images)
Aerosmith em 1983 (Foto: Rene Perez/AP Images)

Há 30 anos neste mês, “Janie's Got a Gun” do Aerosmith chegou ao Hot 100 da Billboard no número 4 - abaixo apenas de “Opposites Attract” de Paula Abdul, “Two to Make it Right” do Seduction e “Downtown Train” do Rod Stewart. Era incomumente dark para um single da banda, com temas como incesto, abuso infantil e assassinato por vingança. 

Aquele foi um período em que o Aerosmith trabalhou com muitos letristas de fora como Desmond Child e Jim Vallance, mas Steven Tyler e o baixista Tom Hamilton escreveram a música sozinhos.

+++ LEIA MAIS: Flashback: em 1979, Led Zeppelin quebrava hiato e lançava último disco da carreira

Tyler disse que a letra foi inspirada em uma capa da Time sobre violência armada dos EUA e um artigo da Newsweek sobre crianças abusadas em bairros ricos. Fizeram-no escrever uma história sobre uma menina, Janie, que assassina o pai depois de ser estuprada. 

A versão original da música tinha o verso “ele estuprou um bebezinho / o cara deve ser insano”, mas mudaram para “ele acabou com um bebezinho / o cara deve ser insano” para poder tocar na rádio e na MTV. Também há uma versão editada que substitui “ela precisou derrubá-lo facilmente e colocou uma bala no cérebro dele” por “ela precisou derrubá-lo facilmente e o deixou na chuva.”

+++ LEIA MAIS: FLASHBACK: Priscilla Presley relembra encontro "estranho" de Elvis com os Beatles: "Eles estavam nervosos"

Mesmo com essas mudanças, a música é uma visão arrepiante do abuso infantil. Para fazer um vídeo que mandasse a mensagem, contrataram David Fincher alguns anos antes dele decolar com Alien 3e Seven. Mostra a banda tocando, um policial investigando um homicídio e flashbacks da vida de Janie antes do assassinato.

O single anterior do Aerosmith, “Love in an Elevator”, é basicamente sobre Tyler recebendo sexo oral num elevador. Isso mostra como se afastaram da zona de conforto com “Janie’s Got a Gun”, que tocava o tempo todo na MTV e nos rankings de rádio. Não teriam um single de tanto sucesso até “I Don’t Want to Miss a Thing” nove anos depois. 

+++ LEIA MAIS: Flashback: vídeo mostra Oasis tocando 'Live Forever' para um Glastonbury lotado; assista

Aerosmith não teve um single de sucesso desde “Jaded” em 2001, mas isso não afetou a banda no circuito de shows. Recentemente, reuniram com o baterista Joey Kramerdepois de uma separação extremamente conturbada que envolveu processos e guardas na porta dos ensaios do grupo para não deixá-lo entrar. 

Tudo isso parece ter sido superado agora, e eles tocam até setembro em Las Vegas e Europa. Mas não espere ouvir “Janie’s Got a Gun”. Por algum motivo, tiraram da setlist deles na residência em Las Vegas.  

+++ SESSION ROLLING STONE: RUBEL TOCA MANTRA