Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Elza Soares brada contra violência doméstica em novo single; ouça

“Você vai se arrepender de levantar a mão para mim”, canta a artista em “Maria da Vila Matilde”

Redação Publicado em 11/08/2015, às 17h56 - Atualizado às 19h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A cantora Elza Soares gravado no estúdio da Red Bull Station, em São Paulo - Fabio Piva/Divulgação
A cantora Elza Soares gravado no estúdio da Red Bull Station, em São Paulo - Fabio Piva/Divulgação

A cantora Elza Soares lançou um novo single nesta terça-feira, 11. A faixa, intitulada “Maria da Vila Matilde”, foi composta por Douglas Germano e estará no próximo disco da lendária artista brasileira – A Mulher do Fim do Mundo –, que deve sair no próximo mês de outubro.

Galeria: 15 discos nacionais lançados no primeiro semestre que você deve ouvir.

“Você vai se arrepender de levantar a mão para mim”, repete Elza na faixa, cuja inspiração foi a violência doméstica contra as mulheres. Responsável pela letra, Germano conta: “Sou filho de uma Maria. Eu vi essa Maria, minha mãe, apanhar em casa. Era garoto e podia fazer muito pouco além de sentir medo de meu pai e dó de minha mãe.”

“No dia seguinte, não se falava nada”, acrescenta ele, em texto sobre a música que ganhou vida na voz de Elza. “Minha mãe soluçava pela casa com hematomas e meu pai saía para trabalhar. Aquilo era como se fosse um segredo nosso. Segredo de família. Achava ruim.”

Entrevista: Elza Soares fala sobre feminismo, Mané Garrincha e Lupicínio Rodrigues.

Segundo, Germano, Elza foi a primeira mulher que ele viu, ainda garoto, “falar sobre esse assunto”, motivando assim a composição dele. A história de “Maria da Vila Matilde” se passa nos anos 1970 – “quando não havia lei Maria da Penha”, apesar de a citação a um celular na letra –, e faz menção ao telefone 180, número de um serviço de denúncia da violência contra a mulher.

O novo single de Elza Soares – assim como todo o álbum A Mulher do Fim do Mundo – foi gravado nos estúdios da Red Bull Station, em São Paulo, arranjado por Kiko Dinucci, Marcelo Cabral e Rodrigo Campos, conhecidos da cena musical paulistana, e produzido por Guilherme Kastrup.

Entrevista: “Cantar ainda é remédio bom”, diz Elza Soares.

Com lançamento previsto para outubro, A Mulher do Fim do Mundo traz 11 faixas – escritas por integrantes da banda que acompanhou Elza e por outros compositores, como Cacá Machado e José Miguel Wisnik, entre outros –, sob direção artística de Celso Sim e Romulo Fróes.

Conheça abaixo o single “Maria da Vila Matilde”, na voz de Elza Soares.