Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Cientista brasileira batiza aranhas raras com nomes de astros do rock'n roll

Alice Cooper e Angus Young, guitarrista do AC/DC, foram os homenageados no estudo feito pela bióloga Cristina Anne Rheims

Redação Publicado em 16/12/2022, às 16h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Aracnídeo Extraordinarius alicecooperi (Foto: Martín Ramírez), Alice Cooper (Foto: Action Press/Rex/Shutterstock/AP) e Angus Young, do AC/DC (Foto: Kevin Winter / Getty Images)
Aracnídeo Extraordinarius alicecooperi (Foto: Martín Ramírez), Alice Cooper (Foto: Action Press/Rex/Shutterstock/AP) e Angus Young, do AC/DC (Foto: Kevin Winter / Getty Images)

A bióloga brasileira Cristina Anne Rheims batizou duas novas espécies de aracnídeos com nomes de grandes astros do rock: Alice Coopere Angus Young, guitarrista do AC/DC, serviram de inspiração para nomear as aranhas raras.

Em entrevista ao g1, a pesquisadora vinculada a Secretaria do Estado da Saúde de São Paulo afirmou que as aranhas são da família Sparassidae e do gênero Extraordinarius, já que apresentam características únicas. “O gênero Extraordinarius é relativo a pessoas extraordinárias de alguma maneira”.

+++ LEIA MAIS: Alice Cooper perdeu 7 quilos com Covid-19: 'Não conseguia comer e nem dormir'

É interessante porque você pode ser criativo e usar seu trabalho para atingir pessoas que normalmente não atingiria. Eu alcancei pessoas ligadas à música e à cultura que normalmente não envolveriam com biologia ou com descrição de uma espécie.”

As espécies se distribuem ao longo do sudeste da Mata Atlântica, indo do norte do Espírito Santo ao sul de São Paulo. As aranhas de Cooper e Young são, respectivamente, do Espírito Santo e Rio de Janeiro.

+++ LEIA MAIS: Bon Scott, do AC/DC, estava farto da fama antes de morrer, diz ex-colega de banda

Essa não é a primeira vez que a pesquisadora descreve espécies com nomes em homenagem a grandes nomes do rock. A inspiração da cientista de juntar suas duas paixões, ciência e rock, veio primeiramente com o falecimento do músico André Matos, um dos fundadores das bandas Viper, em 2019. 

Além de André Matos, Klaus Meine (vocalista do Scorpions), Bruce Dickinson (vocalista do Iron Maiden) e Rick Allen (baterista do Def Leppard) foram alguns dos homenageados nas descobertas biológicas de Rheims

Espécies de aracnídeos homenageadas com nomes de astros do rock
Espécies de aracnídeos homenageadas com nomes de astros do rock (Foto: Divulgação / g1)

+++ LEIA MAIS: Por que AC/DC tem o mesmo som desde os anos 1980? Angus Young explica fixação por Back in Black [ENTREVISTA]

Após a descoberta, a pesquisadora enviou aos homenageados os artigos das novas espécies brasileiras e, para a surpresa de Cristina Rheims, os artigos chegaram ao conhecimento dos artistas, que fizeram questão de agradecer a bióloga nas redes sociais.

Rick Allen fez um agradecimento em sua página pessoal. A banda Scorpions também postou um agradecimento sobre pesquisa da cientista brasileira.