Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Netflix mostra cena de suicídio em outra série, mesmo com críticas à 13 Reasons Why

Cena de primeiro episódio de The Politician, no ar desde 27 de setembro deste ano, gerou críticas de profissionais de saúde mental

Redação Publicado em 13/11/2019, às 16h57

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Gwyneth Paltrow e Ben Platt no pôster de The Politician (Foto:Divulgação/Netflix)
Gwyneth Paltrow e Ben Platt no pôster de The Politician (Foto:Divulgação/Netflix)

[Contém Spoilers]

Nova série da Netflix, no ar desde setembro, The Politician já gerou polêmica. Profissionais de saúde mental estão preocupados com a forma que a produção lida com o tema suicídio e depressão.

+++LEIA MAIS: The Politician: 6 coisas que sabemos sobre a nova série de Ryan Murphy

No primeiro capítulo de The Politician, River Barkley, interpretado por David Corenswet, comete suicídio. Apesar da cena não ser explícita, a discussão acerca do tópico dentro da série é um problema, principalmente porque o personagem aparece com uma arma. 

Chris O’Sullivan, Chefe de Comércio e Engajamento da Fundação de Saúde Mental, critica a abordagem do tema "depressão em adolescentes" feita na série, mesmo com o aviso de "conteúdo sensível". Em entrevista ao The Telegraph, O’Sullivan falou sobre o cuidado necessário para produções não dramatizarem situações sérias.

+++LEIA MAIS: Netflix divulga as 6 séries mais assistidas por brasileiros - além de Brasil e EUA

“Dramas da TV naturalmente querem explorar - e em alguns casos dramatizar - angústia. Avisos de gatilho devem fazer parte da programação, mas eles deveriam ser sinceros. Avisos não dão uma licença para que conteúdo angustiante seja mostrado de forma gratuita, romantizando o suicídio e estigmatizando uma visão da depressão, além de mostrar métodos de suicídio, que podem aumentar o risco do efeito copycat [imitação]”, explicou o especialista.

Apesar da crítica, o caso de The Politician não é o primeiro. Após o suicídio de Hannah Baker em 13 Reasons Why, a Netflix passou a receber avaliações negativas pela maneira que lidou com o tema.