Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Rock in Rio e Natura anunciam parceria que denota importância cultural da Amazônia

Essa é a segunda vez que Rock in Rio e Natura firmam parceria em uma edição do festival; primeira foi em 2019

Redação Publicado em 10/08/2022, às 17h00 - Atualizado às 17h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Natura e Rock in Rio (Foto: Divulgação)
Natura e Rock in Rio (Foto: Divulgação)

Pela segunda vez, Rock in Rio firmou parceria com a Natura. Durante coletiva de imprensa na tarde desta quarta, 10, a empresa brasileira de produtos cosméticos, cuja ideia central no evento é "transborde a Amazônia," trouxe detalhes de sua participação na edição de 2022 do festival.

A coletiva começou com performance musical da cantora e compositora paraense Liège. Em seguida, Isis Vergilio, responsável por mediar o evento, apresentou Maria Paula Fonseca, diretora global da Natura, Priscila Tapajoara, ativista indígena da região do Tapajós, e o arquiteto Marko Brajovic. Eles comentaram a parceria com Rock in Rio e as ativações da empresa.

+++LEIA MAIS: Rock in Rio anuncia venda extraordinária de ingressos

NAVE

No Rock in Rio 2022, NAVE será um espaço responsável por inspirar, transbordar arte e cultura, além de ser plural, feminina, ancestral e periférica e falar em primeira pessoa. "Decidimos trazer uma Amazônia viva, colorida, multicultural, autêntica, original e nova para cada um de nós," afirmou Maria Paula Fonseca.

Cocriação com o Rock in Rio e essa 'chegança,' a NAVE pousou na Amazônia e trouxe muita coisa de lá. Vai ser uma mistura de brinquedo, palco, balada... mas não paramos por aí.

Esse projeto foi feito sob liderança do Coletivo Criativo NAVE, com direção da artista visual paraense Roberta Carvalho, cenografia de Daniela Thomas, argumento de Karla Martins e direção musical de Aíla, cantora e multiartista paraense.

+++LEIA MAIS: Rock in Rio: Por que dia do metal é o último a esgotar?

Portal Natura

Na coletiva, o Portal Natura foi descrito como "uma quebra no skyline, um caleidoscópio multissensorial" e "um experimento sinestésico de conexão, um portal vivo que será aberto com a Amazônia, para finalmente, nunca ser fechado." Ele será mais que um estande, segundo Fonseca, porque foi criado como algo democrático e aberto.

"Dessa vez a gente nem chama de estande, propomos fazer uma criação artística, que chamamos de portal," adicionou a executiva. "Queremos que ele seja um lugar aonde as pessoas se reconectem com elas mesmas, com a natureza. É um convite de jeito lúdico e bastante profundo. As pessoas entrarão em um ambiente de conhecer uma Amazônia desconhecida, dita por ela mesma."

+++LEIA MAIS: Rock in Rio: Pitty ironiza pedidos de camarim inusitados no festival

Em outro momento, Priscila Tapajoara falou sobre o convite para o projeto e a importância de mostrar diversos lados da Amazônia: "Fiquei muito feliz de receber o convite porque eh muito importante falar sobre Amazônia e ter essa visão de dentro. Pensei: como posso falar isso e levar minha mensagem para tanta gente que estará [no Rock in Rio] durante um momento de festividade?"

Eu pensei muito na questão espiritual, e a Amazônia tem essa questão da riqueza e biomas, que às vezes nos apegamos bastante nisso - claro que tem sua importância - mas ela cai além de florestas, rios e animais: tem os povos e espíritos.