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Basta! É hora do Rock & Roll Hall of Fame reconhecer o metal

Novamente Iron Maiden é ignorado no Rock & Roll Hall of Fame; o que isso diz sobre a indústria da música em relação ao heavy metal

Redação Publicado em 03/05/2023, às 18h39 - Atualizado às 18h45

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Iron Maiden (Foto: Karl Walter / Equipe)
Iron Maiden (Foto: Karl Walter / Equipe)

Artigo publicado originalmente na Rolling Stone US em 2/5/2023, leia a matéria original aqui.

Em 2018, um jornalista perguntou ao vocalista do Iron Maiden como ele se sentia em relação ao Rock & Roll Hall of Fame. Foi quando Bruce Dickinson respondeu: 

"Se algum dia formos indicados, vou recusar - eles não vão ter meu cadáver lá."

Um ano depois, Steve Harris - o baixista da banda e único membro consistente desde a formação do Maiden em 1975 - ofereceu uma opinião mais equilibrada:

"É muito bom quando as pessoas te dâo prêmios e elogios, mas não entraríamos Rock & Roll Hall of Fame para esse tipo de coisa. … Caso acontecesse, seria ótimo, caso contrário, ótimo também."

Este ano, o Rock & Roll Hall of Fame considerou pela segunda vez a inclusão do Iron Maiden, que é elegível para o Hall desde 2005. E mais uma vez, os eleitores da instituição os desprezaram - possivelmente por causa da antipatia da banda ou porque eles simplesmente não gostam de metal.

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Mas assim como o Black Sabbath, Sex Pistols e Axl Rose - artistas que deram o dedo do meio à organização, e ainda assim foram indicados (ou são "indiciados" ?) - o Iron Maiden merece um lugar no Hall, quer eles queiram ou não. . As rejeições contínuas, após quase duas décadas de elegibilidade, são emblemáticas da negatividade contínua em relação ao heavy metal pelos guardiões do gosto musical.

O metal tem sido o gênero marginalizado do rock - muitas vezes de bom grado - mas depois de mais de meio século, é hora de reconhecer as contribuições que o metal fez à música popular. É hora de expandir o cânone. E embora a introdução do Rage Against the Machine este ano seja um movimento na direção certa, até mesmo Tom Morello, revelou que Iron Maiden foi uma influência formativa para ele - uma afirmação que muitos músicos poderiam fazer.

Quase imediatamente após o lançamento do álbum de estreia autointitulado do grupo em 1980, o Iron Maiden expandiu o vocabulário do heavy metal e, por procuração, do rock. Em TheRolling Stone Illustrated History of Rock & Roll, o crítico Lester Bangs descreveu o metal como "a imagem aural de um aríete (máquina de guerra usada na Idade Média para abrir brechas em muralhas ou portões de castelos e povoações fortificadas)" e que "quando os anos 70 se aproximavam do fim, parecia que o heavy metal tinha acabado", antes de dirigir leitores para a nascente cena punk. Mas como o livro foi lançado em 1980, Bangs ainda não teve a chance de ouvir o Iron Maiden.

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Os antepassados ​​do gênero, como Black Sabbath, Cream e Judas Priest de meados dos anos 70, lidaram com a melancolia e a desgraça, o Iron Maiden introduziu um senso carregado (e superalimentado) de esperança, resiliência e abandono medido ao gênero. Eles correram pelas estruturas labirínticas das músicas de “Prowler”, “Phantom of the Opera” e “Iron Maiden” com pura adrenalina, inspirando Metallica, Slayer e o resto da contingência do thrash metal a tocar mais rápido e de forma mais complexa.

Em 1982, quando eles substituíram Di'Anno por Dickinson, um cantor com talento dramático que é igual a Shakespeare e Doctor Who, seu som ficou ainda maior. Ao contrário de Sabbath,Zeppelin e Priest, cujos registros formativos foram inspirados pelo blues, o álbum de referência do Iron Maiden de 1982, The Number of the Beast, parecia grandioso como música clássica.

O compositor mais prolífico da banda, Harris, escreveu ritmos galopantes no estilo de Rossini e harmonizou linhas de guitarra para Dave Murray e Adrian Smith em “The Number of the Beast” e “Run to the Hills” que obedeciam às regras de contraponto de Bach. Adicione a teatralidade de Dickinson - semelhante ao que Ronnie James Dio estava fazendo no Black Sabbath e em sua própria banda, Dio - a uma música como "Hallowed Be Thy Name" e ela se tornou uma ópera.

Muito cedo em sua carreira, o Iron Maiden encontrou um equilíbrio entre sofisticação e agressividade sem perder seu público. Eles passaram a próxima década refinando seu som para aumentar a velocidade ("Aces High"), melodia ("Wasted Years", "Can I Play With Madness?"), textura ("The Trooper") e, por falta de melhores composições (“The Evil That Men do”), ao mesmo tempo em que constrói uma base de fãs dedicada, ansiosa para vê-los tocar em arenas dentro e ao redor de cenários gigantes. Eles até pegaram o poema épico de Samuel Taylor Coleridge,“Rime of the Ancient Mariner” e o transformaram em um headbanger que prende a atenção dos espectadores por 14 minutos. 

O Iron Maiden também assumiu riscos musicais que causariam medo nos corações da maioria dos roqueiros convencionais. Em 2006, quando lançaram seu álbum A Matter of Life and Death , a banda tocou toda a obra em sua totalidade com apenas algumas canções clássicas como bis - em arenas - para um público cativado. Eles nunca tiveram uma música de sucesso nas rádios americanas e provavelmente nunca quiseram uma.  As melhores músicas de seu álbum mais recente, Senjutsu de 2021 duram mais de 10 minutos cada. No entanto, por mais não comercial que pareça, esse álbum e seus três LPs anteriores chegaram ao Top 10 da Billboard . A música deles já foi tocada para o Papa no Vaticano.

A inovação do Iron Maiden, a dedicação ao seu ofício, a influência e a total recusa em comprometer sua arte deveriam ter sido razão para a indicação no primeiro ano do Hall of Fame. Eles são visionários musicais no mesmo nível do Pink Floyd, Queen, U2 e até mesmo dos Beatles - apenas mais alto .

O desrespeito não é exclusivo do Iron Maiden. Instituições tradicionais, do Hall da Fama ao Grammy e à revista Rolling Stone (olá!) Tradicionalmente demoram a se aquecer com o heavy metal, classificando o gênero como bruto, impetuoso e raivoso. Além disso, graças a filmes como This Is Spinal Tap e Wayne's World (que são hilários), o gênero ganhou a reputação de ser feito de idiotas para idiotas, o que é injusto, já que pessoas inteligentes e talentosas de todas as esferas da vida se identificam com o metal.

Até agora, os únicos artistas do gênero ou adjacentes a entrar no Hall foram os maiores: Black Sabbath, Led Zeppelin, Metallica, AC/DC, Judas Priest, Kiss, Van Halen, Rush e Deep Purple. Mas tantos outros atos elegíveis e dignos (incluindo o Maiden) foram preteridos, ano após ano: Slayer, Dio, Motörhead, Mötley Crüe, Ozzy Osbourne como artista solo, Megadeth, Pantera, Thin Lizzy, Korn, Tool, Danzig, Anthrax e Celtic Frost, entre muitos, muitos outros. Esses são músicos que pegaram as ideias fundamentais do Rock & Roll e as transformaram em algo novo. Eles também são responsáveis ​​por uma parte considerável dos discos físicos vendidos todos os anos, já que os metaleiros constituem uma das bases de fãs mais dedicadas da música.

O Rock & Roll Hall of Fame deu grandes passos nos últimos anos para expandir a definição do Rock, reconhecendo como o hip-hop, o synth-pop, o rock alternativo e a música country contribuíram para o espírito da forma de arte. O heavy metal deveria ser incluído na ampla definição de rock & roll, e poucas bandas incorporam os princípios básicos do gênero - individualidade, rebelião, originalidade - tanto quanto o Iron Maiden.

Portanto, se surgir novamente a oportunidade de arrastar Bruce Dickinson chutando e gritando para o Rock & Roll Hall of Fame os eleitores da instituição devem aproveitar a oportunidade.