Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Pink Floyd deve vender catálogo de músicas por £400 milhões

Negociação envolve todos os projetos do Pink Floyd até música lançada em 2022, "Hey, Hey, Rise Up!"

Dimitrius Vlahos Publicado em 26/08/2022, às 09h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pink Floyd (Foto: Divulgação)
Pink Floyd (Foto: Divulgação)

Pink Floyd pode entrar para o grupo de artistas a venderem próprio catálogo de músicas, e por um valor estratosférico. A banda, hoje liderada pelo guitarrista e vocalista David Gilmour, pode lucrar £400 milhões (R$2,4 bilhões) com negociação.

Conforme apurado pelo jornal The Times (via NME), além do grupo Blackstone, gigantes da área estão entre principais concorrentes para a compra dos direitos autorais, como Sony, Warner e BMG.

+++ LEIA MAIS: Bob Marley: Família 'nunca venderá' catálogo de músicas do cantor: 'Lutamos muito'

A venda engloba canções e gravações de toda a discografia do Pink Floyd até o trabalho mais recente, a faixa "Hey, Hey, Rise Up!", lançada para arrecadar fundos para ucranianos afetados pela guerra.

As razões para artistas venderem o catálogo de produções são variadas. A visão de mercado, problemas pessoais e até a pandemia podem estar entre os motivos. Um dos exemplos é a tendência de queda do mercado de streaming nos Estados Unidos. Como prever qual será o futuro desses serviços? Há a possibilidade de avanços tecnológicos diminuírem o valor dos direitos autorais, como aconteceu com o surgimento do Napster no começo dos anos 2000?

+++ LEIA MAIS: Olivia Rodrigo, Lil Nas X e mais: as 5 músicas mais ouvidas no mundo em 2021 [LISTA]

A quantia maior, recebida no momento da venda, evita preocupações com os próximos passos do mercado fonográfico. Os royalties, licenciamento e acordos com marcas, antes recebidos pelos autores, irão para os novos donos. Assim, caberá a eles decidir em quais mídias (filmes, programas de TV e publicidade, por exemplo) as composições devem aparecer ou não.

Outros grandes artistas venderam próprio catálogo, como Bob Dylan, Bruno Mars, Neil Young, Shakira e outros. Confira lista com os principais aqui.