Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Paul McCartney 'culpa Bruce Springsteen' por existirem shows longos

Segundo Paul McCartney, Beatles faziam shows de apenas 30 minutos quando estavam no auge da carreira

Redação Publicado em 30/06/2023, às 10h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Paul McCartney (Foto: Kevin Winter/Getty Images) e Bruce Springsteen (Foto: Ilya S. Savenok/Getty Images)
Paul McCartney (Foto: Kevin Winter/Getty Images) e Bruce Springsteen (Foto: Ilya S. Savenok/Getty Images)

Ao longo dos anos, a indústria da música evoluiu em diversos aspectos e apresentou diversas mudanças, como a duração de shows, que passaram a ter maiores. Porém, Paul McCartney reclamou disso e atribuiu a culpa a Bruce Springsteen, responsável por hits como "Dancing In the Dark," "I'm On Fire" e "Born in the U.S.A."

Durante participação no podcast Needs A Friend, apresentado por Conan O'Brien, o lendário integrante dos Beatles comentou como as setlists ficaram cada vez mais extensas. Como McCartney explicou, Springsteen foi quem iniciou a tendência de realizar apresentações com horas de duração - e outros artistas não conseguiriam realizar shows mais curtos.

+++LEIA MAIS: Beatles: Paul McCartney relembra 'vida realmente trágica' de John Lennon

Além disso, Macca comentou como o Fab Four fazia shows de apenas 30 minutos quando estava no auge, nos anos 1960 - e os fãs nunca reclamaram disso. "Hoje em dia, basicamente há o ato principal e pode haver um ato de abertura," afirmou.

Naquela época [nos anos 1960], era muita gente na conta porque ninguém fazia muito tempo, agora as pessoas vão fazer três ou quatro horas. Eu culpo Bruce Springsteen – eu disse isso a ele: 'A culpa é sua, cara.

"Agora não dá para fazer uma hora, a gente fazia meia hora. Isso foi coisa dos Beatles – meia hora e éramos pagos por isso," continuou o astro do rock mundial. Em outro momento da conversa, ele justificou o motivo das apresentações ao vivo durarem menos no passado.

+++LEIA MAIS: Beatles inspiraram Tropicália, segundo Gilberto Gil

"Tentei descobrir por que era tão curto. Bem, porque havia muita gente na conta. Acho que quando você ia a uma coisa, se fosse um comediante, o promotor dizia: 'Quanto tempo você consegue? Quatro minutos?' O cara dizia que sim, então eles faziam quatro e então pensávamos: 'Bom, meia hora disso é épico.' Não parecia estranho," disse Paul McCartney.