Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Música / Plágio

Juliette esclarece situação com Emicida e rebate críticas: 'Há diferença entre referências e plágio'

Juliette afirmou que conversou com Emicida e Fióti sobre acusação de plágio; cantora também rebateu críticas a outros trabalhos

Juliette | Emicida (Fotos: Reprodução/Instagram)
Juliette | Emicida (Fotos: Reprodução/Instagram)

Após ser acusada com Duda Beat de plágio, Juliette voltou às redes sociais para defender suas criações. Internautas têm se manifestado dizendo que o trabalho da cantora é muito semelhante ao de outros artistas específicos.

Sobre a recém-lançada "Magia Amarela", Juliette informou que não compactua com o plágio, e a campanha da Bauducco foi cancelada. Ela ainda reforçou que esclareceu a situação com Emicida, de quem a acusam de ter plagiado, e Evandro Fióti, que levantou as semelhanças entre o projeto da propaganda e do próprio irmão.

Tudo foi entendido, conversado... Conversei pessoalmente e com todo o respeito do mundo com Emicida, com Fióti. Enfim, não há lados opostos, não há intenção nenhuma, nem deles, nem minha, nem de ninguém, que pessoas saiam machucadas.

A Bauducco e a Galeria, por sua vez, enviaram comunicado à imprensa: "Diante de questionamentos sobre o projeto e sobre as cantoras, a Bauducco decidiu cancelar a campanha e seguirá dialogando com os artistas envolvidos, pelos quais manifesta total respeito e admiração. Em novas oportunidades, a marca voltará a celebrar sua cor icônica e sua mensagem de união."

A ex-BBB não se alongou no assunto e se preocupou mais em rebater as críticas. "Depois de tudo esclarecido, começou o tribunal da internet, que acontece sete dias por semana, 24 horas por dia," protestou. "Tem alguns poucos juízes que se autointitulam juízes e eles determinam quem é artista, quem não é, o que é arte, o que não é, quem é bom, quem não é. Escolhem a cabeça da vez e fazem acusações."

Juliette ainda lembrou dos tempos da graduação em direito e argumentou: "Já que vocês sabem de tudo, eu espero que vocês entendam as características de um plágio, que isso é crime e que imputação de crime também é crime."

Não acreditem no que vocês veem na internet. São tantos interesses por trás de tudo, há tanta manipulação, vocês não têm noção. [...] Antes eu imaginava que era assim, agora tenho certeza. Há três anos eu vivo isso. 

Agora, a cantora está postando todas as referências de seus trabalhos para não haver dúvidas de que ela não tinha intenção de plágio. "Há uma diferença entre referências e inspirações — que estão aí para todo mundo, é domínio público — e plágio," pontuou.

Como exemplo, Juliette citou a capa do single "Não Sou De Falar de Amor", parceria com João Gomes. O fundo azul teria sido inspirado na estética de fotos antigas de familiares, típica do interior do nordeste. "Sabe aquelas casas de interior que têm a parede de cal azul?," contou. "Não sabia que não podia usar parede azul."