Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Música / Antissemitismo

Documentário denuncia comportamento antissemita de Roger Waters com relatos

'The Dark Side of Roger Waters' foi criado por organização anglo-judaica e traz relato de produtor do 'The Wall'

Redação Publicado em 28/09/2023, às 17h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Roger Waters (Foto: Reprodução/Instagram)
Roger Waters (Foto: Reprodução/Instagram)

A Campaign Against Antisemitism, organização britânica da comunidade anglo-judaica, criou o documentário online The Dark Side of Roger Waters, que denuncia comportamento antissemita do músico.

Bob Exrin, produtor do The Wall (1979), relatou episódio em que Waters fez comentários antissemitas contra o agente Bryan Morrison. "Ele terminou uma frase com algo como 'porque ele é um maldito judeu'. Foi a primeira vez que presenciei antissemitismo disfarçado. Roger sabia que eu sou judeu, então não entendi se aquilo era uma espécie de brincadeira ou se ele estava fazendo isso para ver como eu reagiria, ou até mesmo se ele não entendia o quanto a fala foi ofensiva."

O saxofonista Norbert Stachel, que já tocou ao lado do ex-Pink Floyd relembrou que, certa vez, Waters rejeitou comida por ser judaica. "Isso é comida judaica. Qual o problema com a comida judaica?", teria dito Stachel. "Eu deveria ter saído para depois ser julgado?", refletiu o instrumentista.

Em outra ocasião, Roger Waters imitou os familiares de Stachel. Alguns deles foram vítimas do Holocausto. "Vou apresentá-lo à sua avó falecida", teria afirmado o artista.

Gideon Falter, chefe-executivo da Campaign Against Anti-Semitism demonstrou indignação com a forma como Waters usa sua influência sobre fãs:

Roger Waters é literalmente um rockstar. Ele poderia fazer o que quisesse. Ele tem essa plataforma que permite que ele influencie dezenas de milhares de pessoas em seus shows, milhões de pessoas pelas redes sociais... E ainda assim ele continua usando para isso: provocar judeus e persegui-los. Que tipo de pessoa faz isso com a voz que tem?