Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Roger Waters: 'Estou em uma lista de mortes da Ucrânia'

Como Rolling Stone EUA reportou, 'lista de mortes da Ucrânia' foi criada por organização de extrema-direita

Redação Publicado em 04/10/2022, às 10h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Roger Waters (Foto: AP)
Roger Waters (Foto: AP)

Após ter shows cancelados na Polônia por criticar Ucrânia, Roger Waters afirmou como está em uma espécie de lista ucraniana de morte, segundo informações da Rolling Stone EUA. O icônico cantor é conhecido pelas manifestações políticas: é defensor de uma Palestina livre e Black Lives Matter, além de se posicionar contra nomes da direita, como Jair Bolsonaro, o húngaro Viktor Orbán e o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump.

Durante entrevista à Rolling Stone EUA, Waters falou sobre a polêmica que se envolveu com o país europeu. "Talvez… não se esqueça, estou em uma lista de mortes apoiada pelo governo ucraniano. Eu estou na po*** da lista, e eles mataram pessoas recentemente," alegou. "Mas quando eles te matam, eles escrevem 'liquidado' na sua foto. Bem, eu sou uma daquelas malditas fotos."

+++LEIA MAIS: Roger Waters acusa Joe Biden por 'crime de guerra' na Ucrânia

E quando leio coisas, que tenho feito em blogs e coisas assim, me criticando pelo meu... eu sempre vou olhar e ver de onde veio. E é incrível quantas vezes quando eu fiz a procura e achei, é da, da, da.ukraine.org

Como James Ball, repórter da Rolling Stone EUA, escreveu, a afirmação de Roger Waters não é verdadeira, mas também não é completamente falsa. Existe uma lista mantida por uma organização de extrema-direita ucraniana que contém centenas de milhares de inimigos da Ucrânia, desde supostos membros da companhia militar privada Wagner até jornalistas acusados ​​de cooperar com governos fantoches na região de Donbas.

O site, o qual foi amplamente criticado internacionalmente (mas vale lembrar como não derrubado pelo próprio governo ucraniano) afirma não ser uma lista de morte, mas sim "informações para autoridades policiais e serviços especiais."

+++LEIA MAIS: Roger Waters pede para Vladimir Putin 'cessar-fogo' em guerra contra Ucrânia