Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Bebê Rena, sucesso da Netflix, é realmente baseada em acontecimentos reais?

Produção, que está entre as mais vistas da plataforma, conta a história de um comediante perseguido por uma mulher obcecada por ele

Bebê Rena, série de sucesso da Netflix, é realmente baseada em acontecimentos reais? (Foto: Divulgação/Netflix)
Bebê Rena, série de sucesso da Netflix, é realmente baseada em acontecimentos reais? (Foto: Divulgação/Netflix)

Bebê Rena (Baby Reindeer) estreou no último dia 11 de abril na Netflix e, rapidamente, foi parar entre as produções mais assistidas da plataforma de streaming. Um dos principais aspectos da produção é o fato de ela ser inspirada em uma experiência real vivida por Richard Gadd, criador, roteirista, produtor e protagonista da série. Mas o quão fiel à realidade é a novidade?

Em Bebê Rena, Gadd interpreta o comediante Donny Dunn - uma versão de si mesmo -, que está desesperado para realizar o seu sonho de viver da sua arte. No entanto, enquanto isso não acontece, ele trabalha como atendente em um bar de Londres.

No que parecia ser mais um dia comum, Martha (Jessica Gunning) entra no estabelecimento. Dunn pergunta o que ela gostaria de beber, mas a mulher, que se apresenta como uma advogada de grandes personalidades, diz que não tem dinheiro. Compadecido o bartender oferece uma xícara de chá como cortesia, sem saber que estava dando início a uma relação perturbadora com a mulher. Assista ao trailer:

+++LEIA MAIS: Bebê Rena, da Netflix, está traumatizando as pessoas: "Não consigo parar de pensar"

O que é real e o que é ficção em Bebê Rena?

A cada início de episódio de Bebê Rena, a mensagem "inspirada por eventos reais" surge na tela. Porém, apesar da afirmação, Gadd admitiu que a série não é um retrato fidedigno do que aconteceu com ele, mas diversas situações vividas por ele e pessoas que ele conheceu, que foram encaixadas na narrativa da série:

"O esqueleto da história é absolutamente verdadeiro", declarou ao The Guardian. No entanto, Gadd admitiu que a história não era tão "mórbidamente emocionante" na vida real: "Os sentimentos que você mais tem, quando está sendo assediado, são de tédio e frustração implacáveis. Eu não queria que o público sentisse isso", declarou.

+++LEIA MAIS: Criador pede para que fãs parem de especular sobre personagens de Bebê Rena

À VarietyGadd ainda disse que outras preocupações, ao criar a história, era de proteger os envolvidos nos acontecimentos, já que não era a sua intenção revelar os podres de ninguém com a série da Netflix, mesmo se tratando da mulher que o assediou:

"É tudo 100% verdade emocionalmente, se isso faz sentido. Tudo foi emprestado de casos que aconteceram comigo e de pessoas reais que conheci. Mas é claro que não se pode fazer a verdade exata, tanto por razões legais como artísticas", explicou.

"Quero dizer, há certas proteções, você não pode simplesmente copiar a vida e o nome de outra pessoa e colocá-los na televisão. E, obviamente, estávamos cientes de que alguns personagens são pessoas vulneráveis, então você não quer tornar a vida deles mais difícil. Então você tem que mudar as coisas para se proteger e proteger outras pessoas", acrescentou Gadd.

+++LEIA MAIS: Bebê Rena, série de sucesso da Netflix, terá 2ª temporada?

Recentemente, inclusive, Gadd pediu para que os fãs da produção parassem de especular sobre as reais identidades dos personagens retratados na história. "Pessoas que amo, com quem trabalhei e admiro (incluindo Sean Foley) estão sendo injustamente envolvidas em especulações", começou.

"Por favor, não especulem sobre quem poderiam ser as pessoas na vida real. Esse não é o ponto do programa. Muito amor, Richard", completou.

+++LEIA MAIS: Martha em Bebê Rena, atriz diz que série mostra uma "história de amor inconvencional"

Jessica Gunning, que interpreta a stalker Martha, também falou sobre como "é triste que as pessoas estejam brincando de detetive" para tentar descobrir quem são as pessoas que inspiraram Bebê Rena:

"Se você gosta da série e é um fã dela, você deveria entender que a história de Martha e Donny é o que conecta você [à produção], e não tentar fazer um trabalho de detetive para descobrir as verdadeiras identidades [dos personagens]", declarou ao programa The Edit, da BBC. "Eu acho que é triste e eu peço para que, urgentemente, elas reassistam à série e vejam que esse não é objetivo dela de forma alguma."

Qual foi a melhor série estreante de 2024 até agora? Vote no seu favorito!

  • Eco
  • Percy Jackson e os Olimpianos
  • True Detective: Terra Noturna
  • Expatriadas
  • Zorro
  • Sr. & Sra. Smith
  • Um Dia
  • Avatar: O Último Mestre do Ar
  • O Regime
  • X-Men '97
  • O Problema dos 3 Corpos
  • Ripley
  • Parasite: The Grey
  • Iwájú
  • Fallout
  • Bebê Rena
  • Garotos Detetives Mortos