Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Barry: Henry Winkler celebra série aclamada da HBO: 'Algum dia farei algo tão impactante?' [ENTREVISTA]

Nas quatro temporadas de Barry, série da HBO criada por Alec Berg e Bill Hader, Henry Winkler interpretou Gene Cousineau

Henry Winkler como Gene Cousineau na 4ª temporada de Barry (Foto: Divulgação/HBO)
Henry Winkler como Gene Cousineau na 4ª temporada de Barry (Foto: Divulgação/HBO)

Uma das melhores séries de televisão dos últimos anos, Barry acabará na quarta temporada, que começou a ser exibida no último domingo, 16, com dois episódios disponibilizados na HBO e HBO Max. Um dos grandes destaques da produção criada por Alec Berg e Bill Hader é o ator veterano Henry Winkler, intérprete de Gene Cousineau.

A trama acompanha Barry (Hader), assassino de aluguel implacável que decide mudar de vida (e redenção, talvez) após conhecer a escola de atuação comandada por Gene Cousineau. Então, o protagonista começa a sonhar em se tornar uma estrela de Hollywood.

+++LEIA MAIS: Barry abraça insanidade na 4ª temporada - e mostra que é uma das melhores séries [REVIEW]

Durante entrevista à Rolling Stone Brasil, Winkler deu alguns detalhes sobre a quarta e última temporada do seriado, além de refletir sobre a carreira dele. A nova fase da produção representa uma grande mudança para Gene: ganhou destaque nacional. "Acho que ele ama Barry, que finalmente encontrou alguém que acha que realmente precisa dele, mas o homem matou a mulher que amava e ninguém está acima da lei," afirmou. "Isso é muito 2023, especialmente nos Estados Unidos."

E ele fica famoso por causa disso. Acho que ele não planejou isso. Ele sonhou com isso toda a sua vida e sente falta disso. E então, de repente, ele é famoso! Acho que tudo o que acontece com ele é uma surpresa.

Além disso, o ator refletiu sobre o arco do personagem dele ao longo dessas quatro temporadas, e foi bastante filosófico: "Se estou no fundo do poço, no começo sou um daqueles bichos que podem derrapar na água. Recebo asas. Durante a segunda e terceira temporada, eu voo para fora do poço e agora estou sentado na pedra ao redor do poço. Na quarta temporada, minha asa quebrou e comecei a cair na água."

Desta vez não sei se vou ou não ficar na superfície. Agora, vamos parar um momento aqui porque, vamos lá, essa é uma ótima metáfora.

+++LEIA MAIS: Barry: 5 motivos para assistir à série aclamada da HBO [LISTA]

Antes de Barry, Henry Winkler teve bastante destaque em produções como Dias Felizes, Pânico (1996), Parks and Recreation e Arrested Development, mas ele se encontrou no auge apenas no seriado produzido pela HBO.

"Eu amo fazer parte desse conjunto. Ganhei Fonzie em Dias Felizes quando tinha 27 anos. Ganhei Barry quando tinha 72," disse. "Pensei aos 27: 'Será que algum dia farei algo tão impactante?' Agora, aos 77 anos, Barry acabou e penso: 'Será que algum dia farei algo tão impactante?'" Leia a entrevista completa abaixo:

+++LEIA MAIS: The Last of Us: conheça o jogo que inspirou a série da HBO


Qual é o estado de espírito de Gene no início da quarta e última temporada?
Acho que ele ama Barry, que finalmente encontrou alguém que acha que realmente precisa dele, mas o homem matou a mulher que amava e ninguém está acima da lei. Isso é muito 2023, especialmente nos Estados Unidos. E ele fica famoso por causa disso. Acho que ele não planejou isso. Ele sonhou com isso toda a sua vida e sente falta disso. E então, de repente, ele é famoso! Acho que tudo o que acontece com ele é uma surpresa.

E isso tem um efeito enorme em seu negócio de ensino, por um lado...
Gene
começou como um professor de atuação que achava que não se importava muito, desde que todos pagassem em dinheiro na hora. Então ele se torna uma estrela da televisão internacional. Eu não acho que a parte da televisão internacional fez dele um professor melhor. Acho que tudo o que fez foi alimentar seu ego. E encher sua sala de aula.

Por que você acha que, quando Sally volta, ele consegue que ela assuma algumas aulas?
Ainda estou lutando com isso, mas ela era tão boa. Lembre-se da minha primeira cena de todo o show quando ela começou, e ele literalmente viu um potencial lá... ele pensou que seria um bom ponto de partida para ela reconstruir sua vida. E então, quando teve a chance, ela imitou Gene. Até a cadência dela era a mesma. Não funciona para ela porque os personagens neste show em particular são tão falhos, tão desordenados que é difícil. Você tem que estar bem centrado para ir aonde seu sonho quer chegar. É como se nosso seio, nossas veias, nossos músculos fossem uma teia dentro de nós e fosse difícil romper.

Todos os outros personagens da série são obcecados por Barry de alguma forma, mas Gene parece que não.
O Gene é obcecado por si mesmo. Ele viu algo em Barry, que deu errado, então ele volta para suas primeiras obsessões... Gene.

Henry Winkler como Gene Cousineau na 4ª temporada de Barry
Henry Winkler como Gene Cousineau na 4ª temporada de Barry (Foto: Divulgação/HBO)

Como você descreveria o arco dele ao longo das quatro temporadas?
Se estou no fundo do poço, no começo sou um daqueles bichos que podem derrapar na água. Recebo asas. Durante a segunda e terceira temporada, eu voo para fora do poço e agora estou sentado na pedra ao redor do poço. Na quarta temporada, minha asa quebrou e comecei a cair na água. Desta vez não sei se vou ou não ficar na superfície. Agora, vamos parar um momento aqui porque, vamos lá, essa é uma ótima metáfora.

Você sabia que Barry seria um sucesso?
Não sabia. Quando você está trabalhando nisso, está se esforçando ao máximo para garantir que está fazendo o melhor trabalho que sabe e está causando impacto. Eu tinha Alec Berg e Bill Hader, dois melhores em fazer entretenimento. Você os ouve, faz coisas das quais não tem certeza, mas faz e então acontece que, sim, eles me levaram para a Terra Prometida.

A terceira temporada foi uma temporada notável para você porque você teve esse conjunto fenomenal de cenas de duas mãos, que é um presente e um desafio para qualquer ator, imagino.
Bem, vou te contar o segredo... você consegue ajuda. Você está escalando uma montanha, mas tem ótimas cordas, você tem as grandes escolhas, você tem os grandes pilares ou o que quer que seja. Olha quem eu tinha nessas cenas, certo? Robert Wisdom, quando estava cara a cara comigo, gritando comigo. Aquele feroz Robert Wisdom... parecia que meu cabelo estava voando. Eu amo fazer parte desse conjunto. Ganhei Fonzie em Dias Felizes quando tinha 27 anos. Ganhei Barry quando tinha 72. Pensei aos 27: 'Será que algum dia farei algo tão impactante?' Agora, aos 77 anos, Barry acabou, eu penso: 'Será que algum dia farei algo tão impactante?'

Como você se sentiu quando a quarta temporada chegou ao fim?
Bem, estávamos todos fazendo um bom trabalho, todos nos concentrando em ser bons no que fazemos. Lembre-se, nós somos isolados uns dos outros. Sarah e eu nos encontramos algumas vezes. Stephen Root, nunca vi. Ficamos felizes quando nos cruzamos no trailer de maquiagem, mas foi muito triste que isso tenha acontecido. Eu falo com Bill o tempo todo. Tomamos café da manhã. Sarah está em Londres e nós trocamos mensagens o tempo todo. Ela foi incrível nesta temporada. Eu, Stephen Root, Robert Wisdom, Sra. Root e minha esposa fomos comer hambúrgueres em Los Angeles. Nós vamos fazer isso de novo. Sim, nos divertimos.

Gene mostra muita vulnerabilidade. Você teve que passar por alguns lugares bastante difíceis como ator interpretando-o.
Esse é o seu trabalho. Foi para isso que fui treinado. Então o elemento que você precisa é o líder e seu
guia. Eu tinha Alec Berg e Bill Hader. Bill Hader decidiu que iria dirigir todos os oito. Ele produziu, ele escreveu, estrelou e você nunca viu uma ondulação na água. Qualquer que fosse a pressão sobre Bill, ele nunca colocou no ator. Ele foi incrível.

Você acha que isso mudou a forma como as pessoas te veem?
Sim, absolutamente. Por muito tempo fui conhecido como Fonzie, depois Pânico, Parks and Recreation e Arrested Development. Agora você vai a uma Comic-Con e as pessoas me conhecem por Gene. E eu vou te dizer uma coisa: assisto Saturday Night Live desde o início do programa. Colin Jost e a esposa dele vieram até mim em um show e disse: "Você está arrasando, cara." Keith Urban e a esposa [Nicole Kidman] disseram que amam Barry. Isso é incrível. Todos esses seres humanos incrivelmente talentosos! Eu sou um cara de sorte.