Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Oscar 2023: Marte Um é o representante do Brasil na premiação

Marte Um tem direção de Gabriel Martins e foi destaque no 50º Festival de Cinema de Gramado

Redação Publicado em 05/09/2022, às 12h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Marte Um (Foto: Divulgação)
Marte Um (Foto: Divulgação)

Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais escolheu, após reunião online nesta segunda, 5, Marte Um como filme brasileiro que será o grande representante do país na cerimônia do Oscar 2023 (via O Estado de S. Paulo). O longa mineiro tem direção de Gabriel Martins e tentará vaga na categoria Melhor Longa Internacional.

A Academia brasileira escolheu Marte Um, destaque no 50º Festival de Cinema de Gramado, entre outros cinco candidatos para a vaga da disputa: A Mãe (dirigido por Cristiano Burlan), A Viagem de Pedro (Laís Bodanzky), Carvão (Carolina Markowicz), Pacificado (Paxton Winters), e Paloma (Marcelo Gomes).

+++LEIA MAIS: Oscar 2023 não aceitará filmes lançados apenas no streaming; entenda

A trama do filme acompanha uma família negra que mora na periferia de Contagem, município do estado de Minas Gerais, e busca seguir os sonhos deles após os cidadãos brasileiros elegerem um homem de extrema-direita como presidente, quem representa o completo inverso do que os protagonistas são.

Vale lembrar que os indicados ao Oscar 2023 serão anunciados no dia 24 de janeiro, enquanto a entrega dos prêmios está marcada para 12 de março. Marte Um está em exibição em algumas salas de cinema brasileiras; assista ao trailer abaixo.

+++LEIA MAIS: Oscar 2023: Por que Chris Rock não aceitou apresentar cerimônia?

Oscar 2023: Taylor Swift e Kendrick Lamar podem concorrer a prêmio

Grandes nomes da música, Taylor Swift e Kendrick Lamar podem atingir reconhecimento por outro tipo de arte, o cinema. Com lançamentos de clipes cinematográficos nos últimos meses, artistas devem investir em campanha para indicação ao Oscar 2023.

Conforme apontado pelo site The Hollywood Reporter (via NME), Taylor e Kendrick tiveram os clipes de "All Too Well" e "We Cry Together" exibidos em cinemas, o que os torna elegíveis para a Academia.

+++ LEIA MAIS: Por que Taylor Swift escolheu Dylan O’Brien e Sadie Sink para o clipe de 'All Too Well'?

O curta-metragem da cantora foi exibido no Tribeca Film Festival, em Nova York. As exibições do clipe do rapper começaram em junho, mas em eventos fechados. Celulares não foram permitidos e a maioria do público presente era composto por familiares e amigos da equipe. Cerca de 20 ingressos foram disponibilizados para audiência geral.

Swift negocia com empresa para organizar a campanha formal para indicação de "All Too Well." Kendrick também deve iniciar campanha para concorrer na categoria Melhor Curta-Metragem após outras rodadas de exibição.

+++ LEIA MAIS: Taylor Swift revela como conceito da versão de 10 minutos de ‘All Too Well’ surgiu; entenda