Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

David Lynch diz que cinema 'morreu': 'A arte e a escrita acabaram'

Em entrevista, David Lynch aproveitou para criticar quem assiste filmes pelo celular: 'É triste'

Redação Publicado em 25/04/2023, às 09h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
David Lynch (Foto: Jordan Strauss/Invision/AP)
David Lynch (Foto: Jordan Strauss/Invision/AP)

Um dos principais diretores da geração, David Lynch opinou como o cinema passa por uma das piores fases da história, principalmente após a pandemia de Covid-19 e a popularização de serviços de streaming, com filmes assistidos em celulares.

Lynch dirigiu filmes como A Estrada Perdida (1997), Cidade dos Sonhos (2001), Eraserhead (1977) e Duna (1984) e a série Twin Peaks. Durante entrevista ao Cahiers du Cinema (via The Guardian), Lynch o cineasta falou sobre outros fatores que contribuem com a situação atual do cinema: aumento no número de séries de televisão.

+++LEIA MAIS: David Lynch exalta Era uma Vez em... Hollywood, de Tarantino: 'Baita filme de vingança'

"Os longas-metragens estão em um lugar ruim, as séries tomaram seu lugar… você pode sentar e realmente ter a experiência de entrar em um mundo totalmente novo," afirmou. "Agora, isso está tudo nos malditos livros de história. É angustiante."

Eu sempre digo: as pessoas pensam que viram um filme, mas se assistiram em um telefone, não viram nada. É triste.

Vale destacar como David Lynch não acha televisão ruim: "Dizer adeus aos cinemas é a parte mais difícil. A arte e a escrita acabaram. Proprietários de cinemas... continuem pelo amor ao cinema. Ainda há heróis lutando por isso."

+++LEIA MAIS: David Lynch manda mensagem para Putin após invasão da Ucrânia: 'O que você semeia, você há de colher'