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Cinema / Flop

Barbie: por que filme flopou na Coreia do Sul?

'Missão: Impossível - Acerto de Contas Parte 1' e 'Elementos' venderam mais ingressos nas estreias, comparados a 'Barbie'

Redação Publicado em 03/08/2023, às 10h47

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Margot Robbie na premiere de 'Barbie' em Seoul (Chung Sung-JunGetty Images)
Margot Robbie na premiere de 'Barbie' em Seoul (Chung Sung-JunGetty Images)

Apesar do grande sucesso de bilheteria no Brasil, Barbienão foi tão bem quanto outros filmes estrangeiros na Coreia do Sul. No dia da estreia, foram vendidos 460 mil ingressos, frente aos lançamentos de Missão: Impossível - Acerto de Contas Parte 1— com 3,6 milhões de vendas — e Elementos, que chegou a vender 5,8 milhões de ingressos.

A ativista feminista Haein Shim ofereceu algumas possíveis respostas para o flop do filme, ao The Guardian: "Acho que Barbie, sem dúvidas, destaca como um filme, com uma personagem principal mulher, com humor feminista ainda é um tema tratado como tabu. Mulheres podem ter medo de ir assistir ao longa-metragem. O medo de ser tachada de feminista na Coreia do Sul é real".

+++LEIA MAIS: Barbie: assim como no Vietnã, Filipinas considera banir filme no país

O atual presidente do país, Yoon Suk Yeol, chegou a afirmar que a baixa taxa de natalidade da Coreia do Sul acontece devido às ideias feministas, e garantiu que não há discriminação estrutural de gênero. A Coreia do Sul é o país da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico com maior desigualdade salarial entre homens e mulheres.

Uma pesquisa da SisaIN feita em 2019 revelou que 62,3% dos homens coreanos em seus vinte anos não acreditam que o movimento feminista busca atingir igualdade de gêneros. Quase 80% dos homens coreanos em seus vinte anos concordam com a ideia de que o feminismo se trata de alcançar a "supremacia feminina".

Nos cartazes do filme de Greta Gerwig, as frases icônicas "Ela é tudo" e "Ele é só o Ken" foram retiradas, o que gerou crítica. A Warner Brothers Coreia disse que a edição tinha como intuito dar foco apenas às imagens dos atores e ao nome dos personagens durante o início das propagandas.