Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Novo Som Brasil estreia nesta sexta, 27, cantando o nordeste dos anos 70

Redação Publicado em 27/04/2012, às 09h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Elba Ramalho e Geraldo Azevedo - TV Globo/Divulgação
Elba Ramalho e Geraldo Azevedo - TV Globo/Divulgação

Por Cláudia Boëchat

Camila Pitanga volta a apresentar o Som Brasil em seu novo formato: em vez de homenagear um único compositor, o programa global terá um tema como foco. O primeiro é o nordeste dos anos 70, de Geraldo Azevedo, de Zé Ramalho, de Fagner, de Belchior, de Ednardo... Elba Ramalho é a estrela. Os novos nomes da MPB desta edição são Zé Cafofinho e Suas Correntes, Nuria Mallena e Karina Buhr.

Geraldo Azevedo faz uma aparição e canta “Táxi Lunar” com Elba (na foto acima, os dois aparecem juntos), música de sua autoria em parceria com Zé Ramalho e Alceu Valença. “Eu me envolvi completamente, pois sou parte desse movimento e também sou intérprete dos cantores dessa época. Algo que eu admiro no Som Brasil é a liberdade que cada artista tem para criar sua interpretação das canções”, diz Elba. Ao ver a galera nova se apresentando, Geraldo comemorou: “É muito gratificante saber que além de minhas músicas terem atravessado tempos, ainda influenciam gerações”. E é exatamente isso que Camila Pitanga mais gosta no programa. “Os encontros que ele promove emocionam os próprios artistas convidados e, ao mesmo tempo, surpreendem o público”, comentou.

Som Brasil é escrito por Cleodon Coelho, Fernanda Scalzo e João Carrascosa, tem direção de núcleo de Luiz Gleiser e direção geral de Gleiser e Cacá Silveira. A ideia é justamente mostrar músicas que marcaram época com uma nova roupagem. Leia também a entrevista que Luiz Gleiser deu ao nosso blog sobre o programa.

Veja, a seguir, a lista das canções e intérpretes que irão ao ar nesta sexta, 27, na TV Globo, depois do Programa do Jô:

Elba Ramalho canta “Mucuripe” (Fagner e Belchior), “Avôhai” (Zé Ramalho), “Táxi Lunar” (Geraldo Azevedo, Zé Ramalho e Alceu Valença), “Paralelas” (Belchior) e “Pavão Misterioso” (Ednardo). Nuria Mallena apresenta “Velha Roupa Colorida” (Belchior), “Dona da Minha Cabeça” (Geraldo Azevedo e Fausto Nilo) e “Noturno” (Graco/Caio Silvio, sucesso de Fagner em 1979). Karina Buhr interpreta “Revelação” (Clodo Ferreira e Clésio, sucesso de Fagner em 1978), “Apenas um Rapaz Latino Americano” (Belchior) e “Cavalo Ferro” (Fagner e Ricardo Bezerra). “A Palo Seco” (Belchior), “Frevo Mulher” (Zé Ramalho) e “Admirável Gado Novo” (Zé Ramalho) ficam com Zé Cafofinho e Suas Correntes.

Que tal dar uma espiadinha em algumas dessas músicas nas versões originais?

Fagner canta “Noturno”:

Elba Ramalho, Geraldo Azevedo e Zé Ramalho cantam “Táxi Lunar”:

Belchior canta “Apenas um Rapaz Latino Americano”:

Zé Ramalho canta “Avôhai”:

Ednardo canta “Pavão Misterioso”:

Para falar com Cláudia Boëchat, envie um e-mail para Claudia.boechat@rollingstone.com.br