Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Videogame Rock Band é lançado nos EUA

Jogo que faz concorrência ao Guitar Hero chega às prateleiras norte-americanas nesta terça, 20

Por Rob Levine Publicado em 20/11/2007, às 13h28 - Atualizado às 13h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Este aí pode ser você amanhã - Reprodução
Este aí pode ser você amanhã - Reprodução

Suas bandas favoritas logo terão um novo membro: você. A MTV Games lança nos EUA nesta terça, 20/11, o videogame Rock Band, jogo que permitirá aos fãs tocarem junto com músicas originais. O game está previsto para venda no Brasil no começo de 2008.

Como a série Guitar Hero, o Rock Band virá com um controle em formato de guitarra que pode ser tocado também como baixo. Mas os jogadores poderão usar uma bateria e um microfone que funciona como um pandeiro ou um cowbell. Os puristas também perceberão uma grande diferença musical. Enquanto a série Guitar Hero usa principalmente sucessos regravados por uma banda de estúdio anônima, o Rock Band vai oferecer gravações originais de quarenta clássicos, incluindo "Mississippi Queen" do Mountain, "Wanted Dead or Alive", do Bon Jovi, e "In Bloom", do Nirvana. "Não é uma pequena diferença", diz Alex Rigopulos, CEO e co-fundador da Harmonix Music Systems, empresa que desenvolveu Rock Band e o original Guitar Hero. Quando a Harmonix mudou de covers para gravações originais, ele comentou: "As pessoas ficaram espantadas".

Para ajudar a selecionar as músicas do Rock Band, a MTV, que comprou a Harmonix por 175 milhões de dólares em setembro, montou um conselho encabeçado por Steven Van Zandt da E Street Band. "Os jogadores poderão aprender tudo, do antigo rockabilly à música que popular hoje", conta Van Zandt. "Para alguns jovens, essa é a melhor forma de aprender a história do rock & roll".

A MTV também se uniu a alguns selos para que os jogadores com conexões de internet banda larga possam comprar canções adicionais através da Xbox LIVE ou da PlayStation Network da Sony. (O preço das músicas ainda não foi determinado.) A rede já assinou acordo para vender músicas do Metallica e do álbum Who's Next do The Who. Há rumores de que o Nevermind do Nirvana virá em breve, mas a MTV não confirmou a informação. Paul DeGooyer, vice-presidente sênior da MTV Games, afirma que a rede está "comprometida a lançar novas músicas a cada semana".

Todas grandes gravadoras planejam disponibilizar músicas, criando uma nova forma de faturamento no momento em que as vendas dos CDs continuam a cair. "Acho que isso pode se transformar em um mercado significativo", diz Mike Davis, vice-presidente executivo da Universal Music Enterprises, que assinou o contrato do Who's Next.

A MTV ainda não anunciou o preço do Rock Band, mas o jogo irá concorrer com o Guitar Hero III: Legends of Rock, que será lançado pela Activision até o final deste ano. O Guitar Hero III também oferecerá versões originais, algumas vendidas online, bem como um novo solo de guitarra de Slash, que aparece como personagem. Que comece a batalha das bandas.

Tradução: Marcelo Barbão