Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Resenha: Liam Gallagher se apoia no britpop do Oasis e em baladas no estilo Beatles em estreia solo

Ex-vocalista do Oasis passeia por influências já conhecidas no primeiro disco em carreira solo, As You Were

David Fricke Publicado em 06/10/2017, às 18h00 - Atualizado às 18h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Capa do disco <i>As You Were</i>, estreia solo de Liam Gallagher, ex-vocalista do Oasis - Reprodução
Capa do disco <i>As You Were</i>, estreia solo de Liam Gallagher, ex-vocalista do Oasis - Reprodução

Talvez seja o mais próximo que Liam Gallagher pode chegar de um pedido de desculpas. “In my defense all my intentions were good” (“Em minha defesa, todas as minhas intenções foram boas”), o ex-vocalista do Oasis afirma no disco de estreia solo dele – As You Were, lançado nesta sexta, 6 –, em uma música que compartilha o título com “For What It's Wort”, do Buffalo Springfield.

Liam contra Noel Gallagher: uma breve história da eterna briga entre os irmãos do Oasis

“But I am a dreamer by design” (“Mas eu sou um sonhador por natureza”), Gallagher acrescenta, como uma descrição do estrelato tão boa quanto qualquer coisa que ele cantava no Oasis, diretamente dos cadernos do irmão, Noel Gallagher.

Oito anos depois da separação conturbada da ex-banda dele, Liam coloca sua voz característica em um repertório original, sólido e reflexivo, que se apoia no modelo do Oasis – britpop robusto, baladas no estilo Beatles – e frequentemente o revigora.

Assim como o irmão, Liam cita abertamente as inspirações: “She's so purple haze” (“Ela é tão ‘purple haze’”, referência a Jimi Hendrix na adequadamente viajada “When I'm in Need”); “Angels, gimme shelter/Cause I'm about to fall” (“Anjos, dêem-me abrigo/ Pois estou prestes a cair”, aceno aos Rolling Stones na mais pesada e vibrante, “You Better Run”).

Há mudanças pequenas que dão uma renovada no tom clássico também: a mudança cortante de riff e a caída do vocal em “Greedy Soul”; o urro ecoado de Gallagher navegando pela acid-folk “Chinatown”.

As You Were carece de uma especialidade do Oasis – a franca e espotânea confusão. No entanto, se o disco está alguns passos atrás do melhor já produzido pela banda, ele traz Gallagher compondo de maneira a se fazer acreditar e cantando como se o sonho rockstar dele ainda não tivesse acabado.