Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Exclusivo: Don L lança clipe da faixa “Morra Bem, Viva Rápido”, dirigido pelo português João Seguro

A faixa, que foi produzida pelo próprio rapper, fala sobre morte e dinheiro

Luciana Rabassallo Publicado em 03/07/2014, às 11h08 - Atualizado às 13h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do clipe "Morra Bem, Viva Rápido" de Don L - Reprodução/YouTube
Cena do clipe "Morra Bem, Viva Rápido" de Don L - Reprodução/YouTube

Por Luciana Rabassallo

O MC e produtor cearense Don L lança com exclusividade, nesta quinta-feira, 3, pela Rolling Stone Brasil, o clipe para a música "Morra Bem, Viva Rápido", dirigido pelo cineasta português João Seguro. A faixa faz parte da mixtape Caro Vapor / Vida e Veneno de Don L, lançada virtualmente em 2013.

A canção, que foi produzida pelo próprio rapper, narra a angústia de Don L após sofrer um grave acidente. “Escrevi "Morra Bem, Viva Rápido" enquanto assistia à um daqueles programas de vendas de joias caríssimas da televisão. Na época, eu estava me recuperando de um acidente de moto”, conta Don L.

Edição 89: Após despontar no grupo Costa a Costa, MC Don L lança elogiado trabalho solo e planeja voos ousados.

“Eu vivia um momento muito bom na minha carreira e o acidente me fez repensar várias coisas. Fiquei seis meses sem poder andar, quebrei três costelas e a clavícula. Essa letra é um reflexo de tudo o que eu estava sentindo: impotência, tédio, insatisfação e a vontade de trabalhar muito para alcançar todos os meus objetivos. Entre eles, ganhar dinheiro e ter minha arte reconhecida.”

Ao contrário da maioria dos rappers da cena nacional, o músico não tem pudor ao assumir que o dinheiro – tema recorrente nas composições dele - é importante. Algumas faixas como “Rolê dos Lokos”, “Cafetina Seu Mundo” e “No Melhor Estilo” lembram - de forma menos exacerbada - a ostentação do funk produzido em São Paulo.

A quebra dos paradigmas no rap, contudo, está na raiz do trabalho do cearense. Don L surgiu como integrante de maior destaque do coletivo nordestino Costa a Costa, que ficou conhecido pela seminal mixtape Dinheiro, Sexo, Drogas e Violência de Costa a Costa (2007), com rimas que falam sobre o poder do dinheiro e consumo.

Racionais MC’s fará show em São Paulo pela turnê comemorativa de 25 anos.

“Eu não faço apologia em minhas letras, apenas canto sobre o que rola na minha vida. Quando eu gravei a mixtape “Caro Vapor / Vida e Veneno de Don L”, tinha me livrado das amarras por causa do trabalho no Costa a Costa, então, me senti solto para criar rimas que não são recorrentes na obra de outros rappers nacionais. O Costa a Costa quebrou barreiras e abriu caminhos para artistas como Emicida e Rael terem tranquilidade em abordar assuntos que vão além da miséria e da violência urbana.”

O caráter cinematográfico das letras de Don L despertou o interesse do diretor João Seguro, que descobriu o trabalho do brasileiro pelo YouTube e decidiu contatá-lo. “Descobrir a música do Don L foi uma carga de inspiração para filmar e criar ambientações. É disso que se trata o nosso trabalho, casar a música com imagens em movimento”, conta o cineasta português.

“A canção “Morra Bem, Viva Rápido” é extremamente sugestiva. Depois de ouvi-la várias vezes seguidas, decidi que queria trabalhar em um clipe para ilustrá-la”, explica Seguro, que escalou o sobrinho adolescente para interpretar o rapper. No vídeo, o “jovem” Don L circula de carro pelas ruas de Lisboa, acompanhado de belas mulheres. As imagens, que condizem com o tom da faixa, trazem certo grau de melancolia ao espectador.

Veja o clipe de “Morra Bem, Viva Rápido” abaixo: