Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Sabotage: O Rap É Compromisso! ganha reedição comemorativa e chega às plataformas digitais

Disco emblemático do rap nacional completa 15 anos do lançamento

Luciana Rabassallo Publicado em 05/11/2014, às 17h38 - Atualizado em 06/11/2014, às 11h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O rapper Sabotage  - Cesar Schaeffer
O rapper Sabotage - Cesar Schaeffer

Por Luciana Rabassallo

Em comemoração aos 15 anos do lançamento de O Rap É Compromisso!, primeiro e único disco de estúdio do rapper Sabotage, morto em 2003, o registro finalmente chega às lojas virtuais. No dia 20 de novembro, uma edição especial de O Rap É Compromisso! com duas faixas bônus estará disponível com exclusividade no iTunes – a pré-venda começa no dia 11.

Criolo mostra amadurecimento e imersão na música brasileira em Convoque Seu Buda; ouça o disco.

Além disso, uma edição especial de 15 anos do álbum está disponível em formato físico. A reedição também trás duas músicas bônus: “Rap é Compromisso” e “Um Bom Lugar” em versão instrumental. Uma caixa comemorativa contendo um boné, a versão especial do disco O Rap É Compromisso! e a biografia Sabotage: Um Bom Lugar está à venda no site do selo LiteraRUA por R$ 129,90.

Exclusivo: com participações de Arnaldo Antunes, Emicida e KL Jay, grupo Inquérito lança o álbum Corpo e Alma; ouça.

Através da plataforma ONErpm, o álbum também entrará nos serviços de streaming online Deezer, Spotify e Rdio a partir de 23 de novembro. “Chegamos até o catálogo do Sabotage depois de recebermos muitos pedidos dos fãs que usam as plataformas digitais”, conta o Diretor de Marketing da ONErpm, Márcio Cruz, em entrevista ao blog Cultura de Rua.

Racionais MC's confirmam disco de inéditas para dezembro: "Será potente", garante KL Jay.

“Nós entramos em contato com o Anderson, também conhecido como Sabotinha, que é filho do músico e o administrador do espólio dele. Tivemos total liberdade para trabalhar no projeto do relançamento”, explica Cruz, antes de acrescentar: “Essa é a maneira que encontramos para fazer com que a família do Sabotage finalmente passe a receber os direitos autorais relacionados à música dele na internet”.

Public Enemy pede paz e o fim da discriminação racial durante show arrebatador em São Paulo.

“No mês de novembro também será lançado um canal oficial do rapper no YouTube”, afirma Cruz. “Queremos que o trabalho do Sabotage esteja disponível de forma integral e com boa qualidade para as novas.” Entre as comemorações dos 15 anos do álbum O Rap É Compromisso! há o lançamento do documentário Sabotage: O Maestro do Canão, que chega aos cinemas em janeiro de 2015 e tem direção de Ivan 13P. O filme se propõe a contextualizar a importância do rapper na música e no cinema nacionais com depoimentos de Paulo Miklos, Ganjaman, Rappin Hood, Mano Brown, entre outros.

Exclusivo: A.X.L lança a capa do disco A Vida de Axel Alberigi: Antes de Tudo.

“A minha carreira não teria sido a mesma sem o trabalho em parceria com Sabotage”, conta Tejo Damasceno, que produziu o disco do rapper. “Foi uma oportunidade única de participar de um disco que fez história”, completa. Segundo Tejo, o processo de gravação de O Rap É Compromisso! foi extremamente confuso: “O disco começou na minha casa e depois foi finalizado em outro lugar. Foi tudo um pouco caótico, desorganizado e demorado. Mas era a única forma de ser feito, estávamos todos aprendendo a produzir e quase não tínhamos custos para trabalhar”.

Exclusivo: Aposta do Racionais MC's, dupla Rapa da Godoy lança clipe da faixa "5 Minutos".

“O clima era sempre de descontração. Guardo com muito carinho o sorriso do Sabotage. Ele sempre estava bem-humorado. Mesmo com toda a confusão e o estresse que as gravações nos causavam, era impossível ficar bravo com o cara. Acredito que fizemos um dos maiores discos de rap nacional”, afirma Tejo. "Apesar de ter trabalhado com grande nomes da música nacional, esse projeto é inesquecível."

Grafite autorizado pela prefeitura de São Paulo é apagado e substituído por propaganda de festa da USP.

Para Gustavo Black Alien, que participa do álbum na clássica “Um Bom Lugar”, as lembranças das gravações são guardadas como muito carinho. “Eu me lembro de tudo como se tivesse acontecido ontem. Eu me lembro até da roupa que eu estava usando no dia da gravação. Eu, de alguma forma, sabia que aquele dia seria diferente dos outros”, conta.

Black Alien, que comemora dez anos do clássico Babylon by Gus, vê evolução no rap nacional.

“O maior destaque do Sabota era o alto astral. Mesmo sem os dois dentes da frente, ele está sempre sorrindo. A inteligência dele também sempre me surpreendia”, recorda o rapper carioca, antes de acrescentar: “Ele também dormia entre as conversas. Estávamos no maior papo e, do nada, ele apagava. Depois de uns 30 minutos ele despertava e continuava falando sobre o mesmo assunto”. A importância de O Rap É Compromisso!, segundo Black Alien, está no fato de o registro não ter sido esquecido. “As pessoas o ouvem diariamente para enfrentar o cotidiano difícil. O disco permanece relevante, fresco e contemporâneo. Ele foi concebido em um momento mágico”, finaliza.

Marco Zero do Hip-Hop será inaugurado em São Paulo com festa comandada por Nelson Triunfo.

Sabotage morreu no dia 24 de janeiro de 2003, aos 29 anos de idade, após levar a mulher dele, Maria Dalva da Rocha Viana, ao trabalho. Cantor e compositor nascido em uma favela paulista, compôs muitas músicas de cunho social, falando sobre drogas, violência e criminalidade. A estreia dele no cinema foi no filme O Invasor, de Beto Brant, tendo também participado de Carandiru, do diretor Hector Babenco. Em 2010, Sirlei Menezes da Silva foi condenado a 14 anos de prisão pela morte do rapper. Ele foi considerado culpado pelo homicídio duplamente qualificado (motivo torpe e impossibilidade de defesa da vítima).